Projeto ‘Obra Transparente’ será lançado em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Projeto ‘Obra Transparente’ será lançado em Ponta Grossa

Transparência Brasil e Observatório Social do Brasil lançam projeto para monitorar contratação e execução de obras públicas

Lançamento do projeto será na semana que vem na sede da ACIPG | Arquivo JM
Lançamento do projeto será na semana que vem na sede da ACIPG | Arquivo JM -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Transparência Brasil e Observatório Social do Brasil lançam projeto para monitorar contratação e execução de obras públicas

Em todo o Brasil, milhares de obras públicas encontram-se paralisadas ou até mesmo abandonadas, criando entraves para o desenvolvimento de diversos setores e também para a provisão adequada de serviços públicos essenciais. Na área de educação, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cerca de 25% das obras já iniciadas estão paralisadas ou inacabadas. Este problema é o foco do projeto Obra Transparente, iniciado neste mês pela Transparência Brasil em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB). Em Ponta Grossa, o projeto será lançado no próximo dia 6, às 19h, na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). As inscrições para participar do Happy hour de lançamento com certificado de 4 horas podem ser feitos através do preenchimento do cadastro pela internet ou pelo email [email protected].

O lançamento oficial do projeto ocorreu no dia 09 de maio, durante o 1° Congresso Pacto pelo Brasil, organizado pelo OSB em Curitiba, reunindo representantes de observatórios sociais parceiros para compartilhar suas experiências no controle social municipal e discutir as próximas etapas do projeto. Financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF), o projeto busca ampliar a transparência e a accountability na execução de projetos de infraestrutura educacional, atuando tanto para pressionar governos para a retomada de obras inacabadas, como para prevenir novos atrasos e paralisações por meio de um controle social mais ativo.

O projeto consiste na formação de uma rede de 22 observatórios sociais, integrantes da rede OSB, os quais participarão de treinamentos de capacitação para o monitoramento da contratação e execução de obras públicas, e também para uma análise de risco de fraude e corrupção nessas contratações. O foco temático será o monitoramento de obras de escolas municipais e creches, porém as atividades desenvolvidas poderão futuramente ser estendidas também a obras de infraestrutura em outras áreas.

Com base nos treinamentos oferecidos, os observatórios participantes realizarão um monitoramento aprofundado de obras de escolas e creches financiadas pelo governo federal em seus municípios, contribuindo para combater irregularidades e ineficiência na execução desses projetos. O projeto Obra Transparente está sendo desenvolvido em paralelo ao aplicativo móvel Tá de Pé, disponível para o sistema operacional Android, cujo objetivo será também combater atrasos e paralisações em obras de escolas e creches financiadas pelo FNDE.

O aplicativo permite a qualquer cidadão a possibilidade de enviar dados e fotos sobre a situação das obras em seu município. O material enviado pelos usuários é então analisado por engenheiros voluntários e, sempre que constatados indícios de atrasos, são encaminhados alertas aos gestores públicos responsáveis.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE