PG é destaque na cadeia estadual da indústria do trigo | aRede
PUBLICIDADE

PG é destaque na cadeia estadual da indústria do trigo

Cidade sedia dois dos principais moinhos de trigo no país, referencias em qualidade e segurança

Imagem ilustrativa da imagem PG é destaque na cadeia estadual da indústria do trigo
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, é um dos protagonistas no Estado do Paraná na indústria do trigo. Sediando moinhos, que fazem o seu processamento, é uma das cidades que mais tem pessoas trabalhando nessas indústrias. O estudo “Panorama Setorial da Indústria do Trigo”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a FIEP, junto com o Sindicato da Indústria do Trigo (Sinditrigo), e divulgado em evento nesta segunda-feira, aponta que são 358 empregados envolvidos no setor da moagem do trigo. Com isso, ocupa a quarta posição no Estado, atrás de Arapongas (512 empregados), Curitiba (399) e Sertanópolis (397).

O estudo aponta que, nos dez últimos anos, a indústria do trigo fez o aporte de R$ 1 bilhão no Paraná. E parte deste valor foi destinado em Ponta Grossa. O mais recente investimento regional foi o do moinho de trigo ‘Herança Holandesa’, construído através da intercooperação da Frísia, Castrolanda e Capal. O aporte neste projeto, construído às margens da BR-376, quase ao lado do viaduto do Vendrami, superou a marca de R$ 65 milhões, se tornando um dos mais modernos do Brasil.

Outros dois moinhos compõem a lista dos principais do município: o Cidade Bella, em Oficinas, e o da Bunge, assim como o da intercooperação, está localizado às margens da BR-376. Este último, aliás, pertencente à multinacional, foi o primeiro moinho do país a receber, em 2013, um dos mais relevantes certificados internacionais para segurança alimentar: o FSSC (Food Safety System Certification) 22000.

O Estado é o maior produtor nacional do grão, respondendo por 61% da produção brasileira. Também concentra o maior parque moageiro: são 96 moinhos, que respondem por 23% da produção nacional de farinhas. “O nosso setor está preparado para atender o Brasil quando houver a retomada do crescimento da economia e o consequente aumento da demanda”, destaca Daniel Kümmel, presidente do Sinditrigo.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, revela que a queda na atividade econômica faz com que o setor tem inúmeros desafios a serem superados e o Panorama Setorial traz informações relevantes para auxiliar no planejamento de estratégias, na tomada de decisões e na implantação de ações que impulsionem os negócios do setor, e contribui na integração do setor na busca de um ambiente de negócio mais adequado.

Moinho completa três anos com recorde de produção

O Moinho de Trigo que produz farinha de trigo Herança Holandesa completou três anos da inauguração neste mês de junho. A indústria conta com 62 colaboradores e processa 12 mil toneladas de trigo por mês. Em 2016, o Moinho de Trigo processou 113.000 toneladas de trigo e expediu 114.800 toneladas de produto acabado. A projeção para 2017 é de atingir 132.000 toneladas de moagem com produção diversificada. No final de 2016, a conquista da ISO 22000 certificou a indústria como apta a produzir alimentos seguros.

Campos Gerais é a região que mais produz trigo no Brasil

A produção regional de trigo é referência nacional. Conforme o último levantamento da Produção Agrícola Municipal (PAM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz dados de 2015, revela que Tibagi foi o município maior produtor do Brasil. Em uma área colhida de 38 mil hectares, foram produzidos 114 mil quilos do grão. Outros dois municípios estão ranqueadas no ‘top 5’ da produção nacional: Castro, o terceiro do país, com 75 mil toneladas retirados em uma área de 23 mil hectares, e Arapoti (5º nacional), onde 63 mil toneladas foram recolhidos dentro dos 18 mil hectares de área produtiva.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE