Com quase 800 presos, ‘cadeião’ tem manhã tensa | aRede
PUBLICIDADE

Com quase 800 presos, ‘cadeião’ tem manhã tensa

Tentativa de fuga foi flagrada por policiais e agentes da cadeia; pelo menos 13 presos tinham escapado das celas, mas não conseguiram pular o muro

Pelo menos 13 presos tinham escapado das celas, mas não conseguiram pular o muro | aRede/COP
Pelo menos 13 presos tinham escapado das celas, mas não conseguiram pular o muro | aRede/COP -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tentativa de fuga foi flagrada por policiais e agentes da cadeia; pelo menos 13 presos tinham escapado das celas, mas não conseguiram pular o muro

Há anos vivendo uma situação caótica, a Cadeia Púbica Hildebrando de Souza viveu nesta sexta-feira (23) mais um capítulo da história que retrata o descaso e a falta de estrutura do sistema carcerário nacional. O dia começou com 775 presos amontoados no espaço destinado originalmente para 207 vagas, mas alguns destes detentos tentaram escapar das celas no início da manhã.

Conforme explica o vice-diretor da cadeia, Rodrigo Furman, os presos conseguiram abrir um buraco na laje e deixaram as celas de uma das galerias. “Os agentes de cadeia pública e os policiais militares perceberam a movimentação e conseguiram impedir que estes internos deixassem as dependências da cadeia, eles foram encontrados ainda dentro dos muros da unidade”, explica.

Logo depois de todos os presos serem recolhidos novamente para a cadeia, várias equipes da polícia e de agentes vasculharam as dependências do presídio para procurar detentos que pudessem estar escondidos. Na sequência, as equipes revistaram as celas em busca de objetos ilícitos e de outros danos na estrutura da cadeia.

Na galeria onde eles estavam, havia pelo menos 93 detentos, mas a direção da cadeia identificou que apenas os 13 presos participaram da tentativa de fuga e não há como comprovar se os outros detentos também tinham a intenção de escapar. “Eles irão responder administrativamente pela tentativa de fuga, e criminalmente pelos danos causados ao patrimônio público”, esclarece Furman.

Todas as providências para o conserto da estrutura já foram tomadas e a expectativa é que os danos sejam reparados ainda nesta sexta-feira. O vice-diretor da cadeia também confirmou que os presos identificados como participantes da tentativa de fuga foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG). Durante o dia, a direção avaliará a situação da cadeia para definir se libera a visita dos familiares, prevista para acontecer neste sábado (24) e domingo (25).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE