Ary Lovato quer planejamento na Segurança Pública | aRede
PUBLICIDADE

Ary Lovato quer planejamento na Segurança Pública

Secretário de Cidadania e Segurança Pública ressaltou avanços conquistados no setor e reafirmou importância do planejamento na área para os próximos anos

Lovato comanda a secretaria desde 2013 e quer deixar legado de planejamento no setor
Lovato comanda a secretaria desde 2013 e quer deixar legado de planejamento no setor -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Secretário de Cidadania e Segurança Pública ressaltou avanços conquistados no setor e reafirmou importância do planejamento na área para os próximos anos

Membro da reserva da Polícia Militar, Ary Lovato comanda a pasta de Cidadania e Segurança Pública da Prefeitura de Ponta Grossa (PMPG) há mais de quatro anos e é um dos poucos secretários do prefeito Marcelo Rangel (PPS) a permanecer na administração desde o primeiro dia do primeiro mandato. Lovato visitou nesta quinta-feira (22) a redação do Jornal da Manhã e do portal aRede e voltou a ressaltar a importância do planejamento de longo prazo no setor (Acompanhe a entrevista na íntegra clicando aqui).

Em setembro, mês em que o município completa 194 anos, Lovato deverá apresentar o Plano Municipal de Segurança Pública – o documento irá reger as diretrizes do setor para as próximas décadas. “No Brasil, os gestores de segurança pública estão acostumados a apagar incêndios, fazemos isso o tempo todo, quero deixar um legado de planejamento e organização para o setor”, lembrou Lovato.

O documento tem sido confeccionado por profissionais da Secretaria desde maio de 2015. “Nós queremos estabelecer diretrizes que façam com que a segurança seja uma política do Governo Municipal, com planejamento e investimento”, explicou o secretário. Entre as propostas do Plano deverá estar um mecanismo que irá calcular o investimento no setor e a contratação de agentes de segurança de acordo com o crescimento populacional da cidade.

Membro do primeiro escalão da administração Rangel desde 2013, Lovato ressalta não ter filiação partidária e por isso atuar de maneira técnica no comando da pasta. “Meu partido é a segurança dos cidadãos, assumi a secretaria com a promessa de poder trabalhar de forma técnica, apartidária e visando a melhoria do setor”, explicou o secretário. Na visão de Ary, a segurança pública tem peculiaridades no município.

Lovato lembrou que o município conquistou avanços notáveis nos últimos anos, mas ressalta que a própria geografia da cidade dificulta as ações de órgãos como a Guarda Municipal e a Polícia Militar. “Em comparação a Maringá, PG leva desvantagem porque tem vários vazios urbanos e uma extensão territorial que é maior do que a capital, Curitiba”, assinalou Lovato. Com isso, segundo o secretário, as forças de segurança tem que reforçar o patrulhamento em viaturas e dar conta das grandes distâncias na área urbana.

Ainda no debate sobre as especificadas de uma política pública para a segurança em PG, Lovato ressaltou que o município ainda carece do fortalecimento das ações no setor. “Nossa Guarda Municipal ainda é jovem, mas já está bem estruturada, precisamos agora pensar melhorias no serviço prestado ao cidadão nas diferentes área que compõe a ideia de segurança”, exemplificou o prefeito.

Tráfico de drogas é a principal preocupação

Na visão de Ary Lovato, a principal preocupação do município em termos de segurança pública para os próximos anos é o crescimento do tráfico de drogas. O secretário lembrou que a Guarda Municipal, atualmente comandada por Edson Witek, tem apresentado esforços no combate ao comércio de entorpecentes, mas ressaltou que o crescimento da atividade preocupa e ilustra um problema social. “A Guarda tem flagrado com cada vez mais frequência a atividade do tráfico de drogas na cidade, essa é uma constante que nos preocupa”, contou o secretário.

Fortalecimento do Procon e da Defesa Civil

Além do aumento do efetivo da Guarda Municipal (GM), Lovato também lembrou da estruturação de outros órgãos ligados à Secretaria, entre eles o Procon e a Defesa Civil. “Esses dois órgãos estão mais ligados à ideia de cidadania, algo que também faz parte da nossa gestão, e temos conquistado avanços efetivos em ambos os setores”, assinalou.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE