Simpósio discute preservação do Patrimônio Cultural | aRede
PUBLICIDADE

Simpósio discute preservação do Patrimônio Cultural

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Patrimônio Cultural, promove no dia 18 de agosto, às 19h, no Centro de Cultura, o I Simpósio Ponta-grossense de Patrimônio Cultural. O objetivo do evento, gratuito, é reunir especialistas de diversas áreas, estudantes, professores, pesquisadores e gestores culturais para incentivar o debate sobre o tema, que nesta primeira edição vai discutir Patrimônio Cultural e Memória da Cidade.

Segundo a diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, Carolyne Abilhoa, a proteção aos imóveis tombados é um tema que deve sempre estar em pauta. “Precisamos nos preocupar com a preservação dos bens tombados, pois eles estão ligados à memória da cidade. O tombamento cultural vai além de preservar as características arquitetônicas de uma época, permite resgatar os aspectos simbólicos de certa comunidade”, ressalta Carolyne.

Participam do Simpósio a coordenadora do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rosina Coeli Alice Parchen, o doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e docente de graduação e pós-graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Leonel Brizolla Monastirsky, e a mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) e docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Marcia Maria Dropa.

O evento seguirá três eixos norteadores, debatendo os processos e políticas de preservação, o patrimônio cultural e a memória da cidade, e os elementos de identidade(s) e memória do patrimônio cultural edificado. “Temos como objetivo proporcionar espaço de interação entre representantes de diversos segmentos envolvidos no processo de preservação, acadêmicos e comunidade em geral para discutir acerca do Patrimônio Cultural, apresentando experiências institucionais, práticas de preservação e políticas públicas, além de esclarecer dúvidas sobre os processos de tombamento em âmbito municipal, contribuir para a conscientização à preservação do patrimônio cultural e estimular práticas de preservação do patrimônio cultural do município”, destaca o presidente da Fundação de Cultura, Paulo Eduardo Goulart Netto.

O evento também marca o lançamento de um álbum que registra os bens tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC) e pelo Estado do Paraná, localizados em Ponta Grossa. As fotos que compõem o livro serão escolhidas por meio do edital do Concurso Municipal de Fotografias do Patrimônio Cultural, que segue com inscrições abertas até XXXX. Já as inscrições para o Simpósio estão abertas para todos os interessados até o dia 18 de agosto neste link.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE