Taxa de lixo será cobrada no talão de água em 2015 | aRede
PUBLICIDADE

Taxa de lixo será cobrada no talão de água em 2015

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Ponta Grossa e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) acertam os detalhes para a nova forma de cobrança da taxa de lixo no município. A partir de 2015, os contribuintes farão o pagamento baseado no consumo de água dos últimos 12 meses, e não mais no tamanho do terreno, como era feito até o ano corrente. Outra novidade fica por conta da forma de acerto com a Prefeitura: o contribuinte poderá optar pelo desconto do lixo junto com o IPTU, como foi nos anos anteriores, ou diretamente no talão da Sanepar. Neste último caso, haverá um desconto de 5%.

De acordo com o Secretário de Gestão Financeira, Odailton de Souza, estudos são feitos para verificar a viabilidade de comunicação ente os softwares da prefeitura com os da Sanepar. “Para cerca de 50% dos cadastros existem dados correspondentes. Nos demais cadastros, estudamos uma forma de sanar as devidas divergências entre os cadastros”, relata. Para que seja colocado em prática, no entanto, deverá ocorrer um cadastramento, que ainda está em processo de estudos, através do qual o contribuinte irá escolher se quer pagar a taxa junto ao IPTU ou o talão de água.

O Secretário informa que pode haver variação dos valores pagos atualmente, para mais ou para menos. “Podemos ter aumento de valor apenas se o contribuinte consumir muita água. Para os que consomem pouca água, poderá haver diminuição. Mas não existe a possibilidade de escolha de critério. A forma de cálculo é única, será sempre pelo consumo de água - exceto aos imóveis que não possuem ligação de água em seu cadastro”, esclarece. Ele explica que não há a previsão de aumento da arrecadação pela mudança do critério adotado. “Somente a busca do equilíbrio entre o valor gasto e valor arrecadado”, completa.

A Sanepar confirma que aguarda, até o final deste ano, o repasse das informações cadastrais, para efetivar a cobrança da taxa de lixo na fatura da Sanepar – algo que deve ocorrer a partir de janeiro de 2015. “Esta modalidade de cobrança será opcional ao cliente. A tarifa será proporcional à média do consumo de água dos últimos doze meses. Caso haja opção pela cobrança da taxa de lixo na fatura da Sanepar, o valor será cobrado conforme a opção prévia do cliente durante o cadastramento, quer seja em uma ou em até dez parcelas”, informou a Companhia em nota ao Jornal da Manhã.

Informações do Jornal da Manhã.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE