Copel encontra ‘gato’ em ligação de energia elétrica | aRede
PUBLICIDADE

Copel encontra ‘gato’ em ligação de energia elétrica

Homem de 51 anos foi detido pela PM e precisou se explicar para a polícia

Homem de 51 anos foi detido pela PM e precisou se explicar para a polícia | Divulgação/AEN
Homem de 51 anos foi detido pela PM e precisou se explicar para a polícia | Divulgação/AEN -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel) flagraram uma ligação irregular de energia elétrica nesta segunda-feira (12) na rua Lourival de Sá Ribas, no Residencial Londres, em Ponta Grossa. A Polícia Militar foi acionada e identificou um homem de 51 anos como o responsável pela irregularidade.

A equipe técnica da Copel realizou o desligamento da energia e o autor foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos. É responsabilidade da Copel combater furto e fraude. Furtar energia é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal.

Em 2016, em todo o Paraná, a Copel identificou 14.974 casos de fraude e furto de energia. Desse total, conseguiu recuperar R$ 41,2 milhões – ou 58,8 mil kWh, o equivalente ao consumo mensal de 354 mil famílias. As perdas comerciais causadas por furto representam 2,8% do total da energia comercializada pela Copel, um dos menores índices do país.

Além de ser crime, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica, prejudica o fornecimento de energia e pode causar acidentes. O risco de acidentes deve-se à falta de padronização e proteção adequada das ligações ilegais, muitas vezes com exposição de cabos de energia. As ligações clandestinas representam a segunda maior causa de mortes com choque elétrico no Brasil, atrás apenas de acidentes fatais na construção e manutenção predial.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE