UEPG garante suspensão do ‘Meta4’ e inicia debate sobre ‘TIDE’ | aRede
PUBLICIDADE

UEPG garante suspensão do ‘Meta4’ e inicia debate sobre ‘TIDE’

Reitor da UEPG ressaltou avanço na abertura da renegociação com o Governo do Estado. Implementação do ‘Meta4’ foi suspensa

Imagem ilustrativa da imagem UEPG garante suspensão do ‘Meta4’ e inicia debate sobre ‘TIDE’
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Reitor da UEPG ressaltou avanço na abertura da renegociação com o Governo do Estado. Implementação do ‘Meta4’ foi suspensa

Os reitores das sete Universidades Estaduais do Paraná se reuniram na última terça-feira (6) com o governador Beto Richa (PSDB) e com o secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes em Curitiba. O reitor da UEPG, Luciano Vargas, ressaltou o avanço na abertura das negociações com o Governo do Estado e ressaltou que o debate deve avançar com o intuito de garantir a “autonomia” das universidades públicas.

O principal avanço no debate entre Governo e reitores foi a suspensão da implementação do sistema ‘Meta 4’, destinado a gerenciar a folha de pagamento das universidades. Além disso, o Governo do Estado propôs a criação de um grupo de trasbalho para a construção de uma proposta de autonomia universitária, no prazo de 90 dias, com a participação das comunidades universitárias.

Vargas ressaltou que desde que assumiu a reitoria tem como “plano de trabalho” a conquista da autonomia universitária. “Essa autonomia foi ferida por uma série de ações do Governo do Estado, entre elas o bloqueio de contas da UEL, UEM e Unioeste”, lembrou Vargas. O reitor da UEPG ressaltou que a reunião teve como resultado o avanço no debate sobre a regulamentação do TIDE (Tempo Integral de Dedicação Exclusiva).

“Chegamos a um entendimento, o Governo fez uma proposta de viabilizar a tramitação do TIDI como regime de trabalho, sem isso a universidade se descaracteriza como universidade pública, conseguimos uma proposta de alteração da lei”, afirmou o reitor. Durante a reunião ficou acertado que a UEL, UEM e UNIOESTE deveriam enviar dados requisitados pelo Governo do Estado.

Sobre o ingresso no chamado ‘Meta4’, Vargas lembrou que no caso da UEPG existe um argumento técnico para evitar a ingressão no sistema. “Usamos um mesmo sistema há 18 anos e ele nos atende muito bem, por isso temos um argumento técnico para não aceitar o sistema do Governo”, lembrou. Na visão de Vargas, a implementação do Meta4 fere a “autonomia didática e científica das universidades”.

Péricles ressalta luta por autonomia nas universidades

O deputado estadual Péricles de Mello (PT) participou de uma reunião com todos os representantes dos sindicatos dos professores e funcionários das universidades estaduais do Paraná, no Sinduepg, em Ponta Grossa. “O Governo precisa compreender que o dinheiro destinado ao Ensino Superior não é gasto, mas investimento. O impacto benéfico da presença das universidades no Estado está mais do que comprovado, inclusive por pesquisas encomendadas pelo próprio Governo”, disse Péricles após a reunião com os sindicalistas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE