Projeto incentiva participação de jovens na política | aRede
PUBLICIDADE

Projeto incentiva participação de jovens na política

Proposta dos vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) pretende aproximar jovens e adolescentes a partir da criação da Câmara Jovem

Proposta foi elaborada pelos vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) | Divulgação
Proposta foi elaborada pelos vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) | Divulgação -

Proposta dos vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) pretende aproximar jovens e adolescentes a partir da criação da Câmara Jovem

O descrédito generalizado com o setor político fez com que jovens e adolescentes se afastassem, cada vez mais, das instituições do setor. Com o intuito de reaproximá-los do meio político e reafirmar a necessidade de “uma nova classe política”, os vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) apresentaram o projeto de lei (PL) 86/2017. A medida cria o “Câmara Jovem” em Ponta Grossa e quer reproduzir a estrutura do Legislativo para a participação de jovens do ensino médio.

A medida quer fazer com que estudantes a partir do 9º ano tenham a possibilidade de pensar sobre a política local e integrem o que os autores do projeto chamam de “Câmara Jovem”. “Nossa ideia é conseguir a adesão de ao menos 23 colégios da cidade para que cada uma dessas instituições eleja um representante e esse parlamentar componha a Câmara Jovem, instituição que irá funcionar nos mesmos moldes do Legislativo Municipal”, explica o vereador Vinícius Camargo.

Com o intuito de fazer com que os jovens e adolescentes ganhem consciência política, a Câmara Jovem vai replicar as mesmas regras e atividades que compõe o Legislativo convencional. Geraldo Stocco (REDE) lembra que a medida será de vital importância para fazer com que uma parcela hoje descrente com a política possa participar e mudar esse meio. “A política precisa de pessoas boas, cidadãos com bons ideais e que possam fazer o melhor pela população”, explica Stocco.

Os próprios idealizadores do projeto são fruto da renovação do Legislativo Municipal em 2016 que passou da casa dos 65%. Stocco (REDE) com 23 anos de idade e Vinícius com 27, ambos cumprindo o primeiro mandato, foram eleitos em 2016 apostando na força dos jovens na política. “Nós somos frutos de uma renovação e queremos fazer com que os jovens se interessem pela política, atividade que muda a vida das pessoas”, argumenta o vereador Vinícius Camargo.

Com a eleição de 23 representantes das escolas, a Câmara Jovem irá se reunir uma vez por mês na sede do Legislativo Municipal para discutir assuntos da cidade e também do nível estadual e federal. “É importante que os jovens tenham a proximidade com a atividade política para que se interessem por ela, a política precisa de boas pessoas para que o meio se transforme e se rejuvenesça”, conta Geraldo Stocco (REDE).

Jovens se reunirão mensalmente para discutir ideias

Com a eleição da Câmara Jovem, os integrantes irão se reunir mensalmente em uma sessão que reproduzirá as mesmas regras do Legislativo convencional, com ordem do dia e votação de projetos, por exemplo. Stocco (REDE) e Vinícius (PMB) afirmam que a ideia é de fato fazer com que os jovens entendam o papel do vereador e da atividade política. “Queremos que eles [jovens e adolescentes] consigam compreender o mecanismo da política municipal e participem de debates que irão interferir no futuro da população”, conta o vereador Vinícius Camargo.

Dupla quer deixar legado de “consciência política”

Na disputa de outubro de 2016, Geraldo Stocco (REDE) e Vinícius Camargo (PMB) foram dois dos 15 novos vereadores eleitos na maior renovação do Legislativo Municipal desde a redemocratização. Para a dupla, o maior legado que o projeto poderá deixar é a criação de uma “consciência política” nos jovens e adolescentes da cidade. “Nossos jovens tem que entender que a política é uma atividade fundamental para a melhoria da vida em sociedade, é preciso que haja mais participação para que os reais interesses da população sejam levados em conta”, conta Stocco.

Importância

O projeto foi protocolado no começo de abril no Legislativo Municipal e ainda tramita pelas comissões internas da Casa de Leis antes de entrar em votação no plenário. Propostas do tipo já existem em outros Poderes Legislativos municipais e até mesmo na Câmara dos Deputados em Brasília – a ideia é tida como promissora por estudiosos que debatem a participação política de jovens e adolescentes.

Informações Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE