Fórum discute segurança no campus da UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Fórum discute segurança no campus da UEPG

‘UEPG + Segura’ terá a presença de representantes do 1º BPM para discutir medidas que inibem os crimes dentro do campus de Uvaranas.

VÍDEO
| Autor:

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

‘UEPG + Segura’ terá a presença de representantes do 1º BPM para discutir medidas que inibem os crimes dentro do campus de Uvaranas.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promove na próxima quinta-feira (27) o fórum ‘UEPG + Segura’. O evento está marcado para as 14 horas no auditório do PDE, no campus de Uvaranas, e terá a presença de autoridades do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) de Ponta Grossa. Ainda deverão participar do fórum representantes da Guarda Municipal, da Câmara de Vereadores, do Movimento Estudantil, da Pró-Reitoria de Planejamento e da Prefeitura do Campus.

De acordo com o pró-reitor a realização desse fórum vem sendo discutida desde o ano passado, quando ocorreu o movimento de ocupação da Reitoria da UEPG. “A segurança no Campus Uvaranas é um dos pontos de reivindicação dos estudantes”, comenta, observando que essa é uma oportunidade de reunir todos os atores envolvidos nesse processo, para uma ampla discussão sobre o tema. No desenvolvimento do fórum, o representante de cada segmento terá 15 minutos para suas argumentações. Após será aberto o debate, com questionamentos da plateia. “No final faremos os encaminhamentos com medidas que poderão ser adotadas para a segurança da comunidade universitária”.

Durante a semana passada, Vargas e membros da reitoria estiveram reunidos com representantes da Polícia Militar (PM) para discutir a segurança no campus. Face ao registro recente de assaltos no Campus Uvaranas, o tendente Adriano de Oliveira informou o reitor sobre o plano de ação da Polícia Militar para dar mais segurança à comunidade universitária. “Destacamos uma viatura e equipe suplementar de policiais para um trabalho preventivo exclusivo no Campus Uvaranas”, relatou o oficial, comentando que este efetivo fará o policiamento do local todas as noites, reforçando o serviço tático já realizado por duas viaturas da Seção de Vigilância da UEPG.

Simultaneamente à atuação dessa equipe exclusiva, segundo o tenente, a PM dará continuidade a operações de policiamento preventivo e ostensivo de rotina nas áreas que circundam o Campus Uvaranas, com apoio também da Patrulha Escolar. O comandante da 1ª Cia. da PM afirma que o Bairro de Uvaranas registra o maior número de ocorrências policiais no município, devido ao seu crescimento tanto econômico como populacional. “Isso acaba atraindo a atenção dos criminosos”, observa, reforçando que o Campus Uvaranas é um dos locais com menor índice de ocorrências no bairro.

Além do policiamento, o tenente Adriano ainda apontou para outros aspectos que podem contribuir para a segurança no Campus Uvaranas. Cita, por exemplo, medidas simples como não transitar por locais de pouca circulação no horário noturno, principalmente; e evitar o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos nos espaços abertos do campus, como paradas de ônibus e estacionamentos. A orientação é andar sempre em grupos. Comentou também sobre a ‘arquitetura do crime’, apontando para situações que favorecem a ação dos marginais, como baixa iluminação e pontos de fuga rápida.

O reitor Luciano Vargas destaca a parceria da instituição com a PM, que em todas as situações necessárias atendeu prontamente ao chamado da comunidade universitária. Observou sobre as dificuldades impostas pela dimensão do Campus Uvaranas, com uma área de 48 alqueires e mais de oito quilômetros de divisas. “Por conta dessa grande extensão, o campus se transformou em ponto de passagem para as comunidades do seu entorno”, disse. Comentou sobre o serviço de segurança institucional, que conta com um sistema de monitoramento e o trabalho de vigilantes, cuja função é de guarda patrimonial.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE