Rotary desenvolve projeto de leitura em PG | aRede
PUBLICIDADE

Rotary desenvolve projeto de leitura em PG

A iniciativa, em caráter piloto, vem sendo desenvolvida nas escolas municipais Deodoro Alves Quintiliano e Professora Agenoridas Stadler

Imagem ilustrativa da imagem Rotary desenvolve projeto de leitura em PG
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os clubes de Rotary de Ponta Grossa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, estão promovendo o projeto "Linha de Leitura". A iniciativa, em caráter piloto, vem sendo desenvolvida nas escolas municipais Deodoro Alves Quintiliano e Professora Agenoridas Stadler, ambas localizadas no bairro do Cará-Cará.

Os clubes de Rotary disponibilizaram os recursos financeiros para a contratação da profissional que desenvolveu o projeto, bem como para a elaboração das apostilas e demais materiais que dão suporte a iniciativa. A Prefeitura apoiou a implantação.

O projeto de estímulo a leitura consiste no treinamento dos pedagogos, professores e profissionais interessados, com o objetivo de acompanhar a implantação e dar continuidade as ações, no intuito de identificar o nível de leitura dos alunos. Depois, os alunos já com os livros adequados ao seu nível, realizam atividades de leitura em voz alta e em duplas para o desenvolvimento, estímulo e melhora na leitura. As atividades são realizadas por um período de tempo, aproximadamente 15 minutos, e os resultados são considerados fantásticos, conforme depoimentos dos professores e pais dos alunos.

Na primeira fase estão sendo atendidos mais de 200 crianças, da terceira a quinta série do ensino fundamental.  

Iniciativa

O projeto "Linha de Leitura" surgiu da observação da autora Lilia Maria Pontoni Wachowicz, ao observar o alto nível de leitura do povo holandês e da percepção das escolas holandesas com métodos de leituras para alunos de 7 a 12 anos. De acordo com a coordenadora, ele se fundamenta no método fonético e no ouvir-se a leitura em voz alta, onde prepara o cérebro humano para assimilar habilidades impossíveis de ser apreendidas por iletrados. "Crianças que aprendem a ler pelo método fonético, processam primeiro o lado esquerdo do cérebro e estabelecem relações imediatas entre letras e seus sons, com isso elas lêem com mais facilidade e entendem mais rapidamente o significado do que estão lendo", afirma. "Ler em voz alta decorre do fato de, além de haver o estímulo visual, ocorre a utilização do estímulo auditivo, que reforça os processos de integração e evocação do texto lido", finaliza. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE