Passagem de Santos Dumont por PG é tema de livro | aRede
PUBLICIDADE

Passagem de Santos Dumont por PG é tema de livro

Lançamento do livro acontece na sexta-feira (31) às 19h30 na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium

Passagem de Santos Dumont por PG é tema de livro /Foto: Assessoria de Imprensa
Passagem de Santos Dumont por PG é tema de livro /Foto: Assessoria de Imprensa -

da redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Lançamento do livro acontece na sexta-feira (31) às 19h30 na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium

A Editora Estúdio Texto e o autor Fábio Maurício Holzmann Maia lançam nesta sexta-feira (31), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, o livro infantil “Santos Dumont veio a Ponta Grossa”. A obra é ilustrada por Rossana Stori Moletta e traz para o universo das crianças detalhes sobre a passagem do “Pai da Aviação” pela cidade, em 1916.

O livro é dedicado não só ao público infantil, mas também a professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para Fábio, o leitor encontra na obra várias informações históricas, inclusive sobre o patrimônio local. “O objetivo é despertar o interesse das crianças pela história de Ponta Grossa”, destaca.

A editora-chefe da Estúdio Texto, Ana Caroline Machado, explica que nas ilustrações e no próprio texto, os leitores encontram não só a passagem de Santos Dumont pela cidade que é o tema do livro, mas especialmente as questões de patrimônio histórico, como a catedral, prédio antigo e o novo; o Hotel Palermo; o 5º Regimento de Infantaria, que existia antes do 13º BIB em Uvaranas; a Fazenda Modelo; o Cine Renascença; a Estação Saudade.

Para o autor, tudo isso contribui muito no ensino de história e geografia. “A obra traz ainda mapas da América Latina e do Paraná com o trajeto por onde Santos Dumont passou. Isso enriquece bastante a reflexão sobre meios de transporte, no livro constam o ferroviário; o terrestre, através do automóvel; o transporte animal, através de mulas e, claro, o aéreo”, enfatiza.

Fábio começou a se interessar pela escrita durante a vida acadêmica. “Visões de Ponta Grossa: cidade e instituições” marcou a primeira participação do escritor em livros. Desde então, o autor publica textos em diversas obras e em 2011 lançou seu primeiro livro individual “Os Trabalhadores da Primeira Hora”.

Fábio, que sempre trabalhou com o público adulto, sente-se orgulhoso em escrever para crianças. “Tornar minha escrita acessível para elas foi um desafio que nunca tinha imaginado. Conseguir atingir o público infantil é um compromisso sério e uma realização pessoal muito grande”, afirma. “Santos Dumont veio a Ponta Grossa” é uma obra dedicada aos netos do autor, Eduardo e Luana, que viraram personagens do livro.

A obra é prefaciada pela conceituada escritora Renata Regis Florisbelo. “Nosso garimpeiro descobriu e traz ao público a pomposa passagem de ninguém menos que o homem que, literalmente, nos deu asas, 'O Pai da Aviação'. Repleto de disposição e espírito de compartilhamento, nos presenteia com os detalhes deste acontecimento único apresentado na linguagem leve do universo infantil, com pitadas de informações que valorizam a tradição musical da cidade”, ressalta.

Informações da Assessoria de Imprensa – Estúdio Texto

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE