Integrantes de projeto social se apresentam no Conservatório | aRede
PUBLICIDADE

Integrantes de projeto social se apresentam no Conservatório

Alunos do projeto Música para Todos se apresentam no Conservatório Musical Maestro Paulino. Crianças são assistidas pela Vara da Infância e Juventude

Imagem ilustrativa da imagem Integrantes de projeto social se apresentam no Conservatório
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos do projeto Música para Todos se apresentam no Conservatório Musical Maestro Paulino. Crianças são assistidas pela Vara da Infância e Juventude

Acontece nesta quarta-feira às 19h no auditório do Conservatório Musical Maestro Paulino em Ponta Grossa uma apresentação do projeto Música para Todos. Crianças e adolescentes que integram o projeto farão cerca de oito performances envolvendo vários instrumentos musicais que estudaram ao longo do último ano. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

O projeto Música para Todos é aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, coordenado pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa em parceria  com o  músico Ricardo Corrêa, e conta com o  patrocínio da CCR RodoNorte e da MacPonta, além do apoio da Fundação Municipal de Cultura.

As atividades foram iniciadas há um ano e proporcionam aulas de música semanalmente para crianças e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou que estão em medida de proteção. “Os resultados que temos observados são extremamente produtivos e positivos. Os alunos têm demonstrado interesse e aos poucos esperamos que o projeto vá revelando talentos e criando novas oportunidades na vida desses jovens”, ressalta a juíza da Vara da infância e Juventude, Noeli Salete Tavares Reback.

São atendidos pelo projeto cerca de 30 crianças e adolescentes. Entre os abrigados ou assistidos pela Vara da Infância e Juventude, o critério para participar é ter aptidão ou vontade de aprender música.

O músico Ricardo Corrêa chama a atenção para a contribuição da música enquanto expressão artística na socialização e valorização das crianças e adolescentes. “As aulas e, sobretudo,  as apresentações têm um papel importante na socialização e valorização dos alunos , contribuindo também para elevar a autoestima”, considera. O grupo já se apresentou em maio do ano passado no CEJUSC e, em outubro, no Fórum de Ponta Grossa, durante as atividades da Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário.

Gabriel Lima Garcias, 14 anos de idade, faz aulas de violão e diz que está se aprimorando no instrumento. “Quem sabe até a música vire uma profissão para mim”, considera. Jéssica Hadlich, 11 anos de idade, faz aula de teclado e conta que a música traz sentimentos de paz e esperança. “Estou feliz com a oportunidade e pretendo continuar no projeto”, afirma.

Rafael Santana, 16 anos de idade, já tocava violão e agora está aprendendo bateria. Ele já decidiu que quer ser engenheiro agrônomo e a música entra na sua vida como lazer. “A música me desperta interesse e me traz felicidade”, assinala.

O professor Pierre Rio Branco analisa que o projeto traz uma contribuição cultural e pessoal relevante. “As crianças e os adolescentes passam a ter uma experiência na construção da música. A percepção musical amplia, eles aprendem a ouvir e, naturalmente, passam também a ser mais seletivos. É uma lição que eles levam para a vida”, conclui.

As informações são da assessoria de imprensa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE