Tetra Pak apresenta resultados do Projeto Nascentes | aRede
PUBLICIDADE

Tetra Pak apresenta resultados do Projeto Nascentes

Iniciativa contribui para a preservação ambiental e o aumento do volume de água nas nascentes.

Imagem ilustrativa da imagem Tetra Pak apresenta resultados do Projeto Nascentes

da redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Iniciativa contribui para a preservação ambiental e o aumento do volume de água nas nascentes.

Diversas regiões sofrem com a escassez de água, por conta da falta de investimentos e da ausência de desenvolvimento de novos mananciais, além do uso descontrolado do recurso e do impacto das mudanças climáticas. Com o desafio de reverter este cenário, a Tetra Pak criou, em 2013, o Projeto Nascentes, que atua na preservação das nascentes e na geração de água de boa qualidade, por meio da gestão participativa dos recursos hídricos pela comunidade.

Hoje, no Dia Mundial da Água (22), a empresa apresenta um balanço com os últimos resultados consolidados, após quase quatro anos de trabalho em comunidades ribeirinhas de São Paulo.

Desde de a implantação do projeto, 10 nascentes, em mais de 45 propriedades, foram reestabelecidas e preservadas. Com as melhorias, já é possível captar cerca de 60% da água de chuva precipitada na área, o equivalente a cerca de 150 m³ – volume suficiente para compensar o consumo das fábricas da companhia em Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR). Dessa foram, reduz-se o impacto ambiental das operações, além de contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos naturais da região.

Nos últimos anos, a companhia promoveu, em parceria com a comunidade, intervenções importantes para a mudança deste cenário, entre elas:

- Plantio de 16.000 mudas de árvores nativas para a reorganização e recuperação da mata ciliar do entorno;

- Instalação, em curso, de 30 kits biodigestores de tratamento de esgoto doméstico nas propriedades rurais ribeirinhas para evitar a contaminação dos cursos d’água e lençol freático;

- Implantação de 230 bacias de captação – pequenas barragens coletoras de chuva – que contribuem para a retenção de um maior volume de água no solo permitindo a recarga dos aquíferos da região;

- Organização de palestras, reuniões de motivação e oficinas de capacitação para os produtores rurais e seus familiares.

Atualmente, as ações de recuperação e preservação acontecem nas nascentes da Microbacia hidrográfica do Bairro do Picom, localizada no município de Vargem, em São Paulo.  A região é uma importante fornecedora de água para a área metropolitana de Campinas, incluindo os rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí, além do Sistema Cantareira.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE