Encontro em PG reúne secretárias de toda a Diocese | aRede
PUBLICIDADE

Encontro em PG reúne secretárias de toda a Diocese

Em um universo de 500 mil católicos, função é o coração da paróquia

Imagem ilustrativa da imagem Encontro em PG reúne secretárias de toda a Diocese

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Tendo por base dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 716.023 43 habitantes dos 17 municípios que integram a Diocese de Ponta Grossa, 500.682 são católicos.  E a porta de entrada da Igreja são as paróquias. São 46 delas espalhadas pelo território da Diocese. Na linha de frente estão as secretárias e secretários paroquiais, responsáveis por dar o primeiro atendimento à comunidade. Pensando na formação dos profissionais, a Pastoral da Comunicação realizou, durante toda a terça-feira (21), o I Encontro Diocesano das Secretárias. Ao todo, participaram 46 pessoas, vindas de 30 paróquias, 19 delas de fora de Ponta Grossa. O bispo dom Sergio Arthur Braschi fez questão de passar pelo Encontro.

De violão em punho, dom Sergio cantou com as participantes o hino da Mãe da Divina Graça, a padroeira da Diocese, acompanhado, na gaita, por Edinei Correia, integrante da Pascom Diocesana. O bispo dom Sergio destacou a importância de atenção e do carinho no trato das situações diárias. “De um modo geral, é a secretária que vem dar uma primeira palavra e o modo como ela o faz já determina a postura: de acolhida ou de afastar a pessoa”, destacou. O clima estava mais do que propício para uma reflexão a respeito do papel da secretária (o), que foi definido pela psicóloga Inez Grochovisk como ‘vocação’. Falando sobre a ‘Psicologia da Pessoa’, Inez lembrou que muito mais que profissionais, quem trabalha na secretarias das paróquias precisa ser especialista em relações que edificam.

O frei Luizinho Marafon, pároco da Senhor Bom Jesus, de Uvaranas, em Ponta Grossa, repassou inúmeras dicas sobre comportamento, atendimento e eficiência, e, o coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, Zaqueu Luiz Bobato, que foi secretário por dois anos da Paróquia Santo Antônio, em Imbituva. Zaqueu, citou os números da população católica regional para ressaltar a responsabilidade de um secretário (a) no território da Diocese. “Elas são coração da paróquia”, resumiu. As profissionais receberam homenagens da radialista Alci Ayres, através de um programa gravado na Rádio Sant’Ana e rodado no encontro. Andrea Portela, da Comunidade Shalom, apresentou uma coreografia musical de Nossa Senhora. Todos ganharam chaveiro de Nossa Senhora Aparecida, entregues pela coordenadora diocesana de Animação Bíblico-Catequética, irmã Flávia Carla Nascimento, que desenvolveu uma dinâmica ao ar livre sobre importância de acolher a todos.

Sucesso

Padre Clayton Delinski Ferreira, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, agradeceu aos secretários pelo ótimo trabalho. “Vocês têm o mérito pela Diocese poder enviar nesta etapa dez mil missionários, pois, cada telefonema, e-mail da coordenação diocesana foi atendido, repassado aos responsáveis pelos Grupos de Ação Missionária e todo este empenho em conjunto resultou positivamente”, constatou, pedindo para vivam nas suas secretarias esta mística do Bom Samaritano, acolhendo, curando as feridas, cuidando de todos que os procuram.

O padre ainda adiantou que, provavelmente em maio, deve acontecer reunião com os padres das paróquias dos quatro setores de Ponta Grossa para discutir as normas para recebimento dos Sacramentos. O esclarecimento foi o campeão entre as solicitações enumeradas pelos participantes, durante o ato de inscrição.  “Foi além das expectativas no número de participantes e na atenção e interesse demonstrado o tempo todo”, avaliou a organizadora do Encontro, Ivete Mazure, outra coordenadora diocesana da Pastoral da Comunicação.      

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE