OAB realiza palestra em PG sobre crimes tributários no IRPF | aRede
PUBLICIDADE

OAB realiza palestra em PG sobre crimes tributários no IRPF

Evento será realizado na sede da OAB na próxima semana

Imagem ilustrativa da imagem OAB realiza palestra em PG sobre crimes tributários no IRPF

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Ponta Grossa, realiza na próxima semana, dia 31 de março, uma palestra com o tema “Crimes contra a ordem tributária em matéria de Imposto de Renda da Pessoa Física”. Voltado para advogados, contadores ou pessoas em geral que fazem seus próprios impostos de renda e tem interesse no assunto, o evento, que conta com o apoio do Sescap Ponta Grossa, ocorre na própria sede da OAB, localizada na Rua Leopoldo Guimarães da Cunha, 510, a partir das 19h30.

Entre os palestrantes estão o delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Gustavo Luis Horn, e a Advogada Patrícia Regina Piasecki, de Curitiba, que atua na área criminal e tributária. As inscrições são limitadas, e devem ser feitas no próprio site da OAB, através do endereço oabpg.org.br. O valor da inscrição é simbólico: uma obra do gênero literário para o projeto ‘Pegaí – Leitura grátis‘ ou uma caixa de bombom para a Campanha de Páscoa da OAB do município.

Peter Emanuel Pinto, Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB de Ponta Grossa, que idealizou e está promovendo o evento, destaca que, para o contribuinte, o grande problema está na hora que ele vai utilizar os recursos para abater na base de cálculo de impostos, como declaração de médicos, honorários com advogados, e também os dependentes. “Às vezes o contribuinte coloca um dependente que não tem relação com a família, ou que tem relação, mas não é efetivamente dependente dele. Então todas essas situações ela resultam na fiscalização por parte da Receita Federal. E cai na malha fina”, destaca.

Segundo o advogado, quando a Receita Federal detecta que essa prática acontece várias vezes pelo contribuinte, diante da fiscalização, a RF encaminha ao Ministério Público Federal, que pode abrir ações em medidas penal e tributária contra esses contribuintes, pela inserção de dados falsos no Imposto de Renda. “E o contribuinte pode responder penalmente por essas condutas. Então essa é a intenção de trazer uma palestra que envolva assuntos de interesse de advogados, assuntos que advogados trabalham - como essas ações -, e que seja interesse de contabilistas, com o ponto de vista da advocacia e da Receita Federal”, completa.

Dessa forma, ele lembra os riscos aos contribuintes ao realizar esta prática. “Às vezes o contribuinte acha que está colocando informações falsas na declaração para economizar, mas está correndo um risco muito grande de responder pelo valor do imposto e por um crime, uma ação penal, referente a isso”, conclui, lembrando que, ao final, todos os presentes poderão fazer perguntas aos palestrantes.  

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE