aRede aRede aRede
aRede
Fenovinos espera participantes de seis estados

Ponta Grossa

20 de março de 2017 18:30

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

AMTT inicia treinamento de agentes para o EstaR Digital

Lei dificulta fiança para quem matar no trânsito

Shoppings e mercados abrem em horário especial neste sábado

Menor furta tampa de vaso no Centro de PG
PG quer leiloar 25 terrenos públicos para pagar precatórios
Empresária de PG ferida em incêndio segue internada
Dr. Zeca garante que São Camilo não vai fechar
/
PUBLICIDADE

A organização da 30ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) estima que pelo menos 80 cabanhas, representando Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participem do evento deste ano. O evento acontece no Parque Agropecuário de Ponta Grossa entre os dias16 e 22 de julho.

Paralelamente à 30ª Fenovinos, acontece a 1ª Fenovinos-Paraná e 3º Encontro Mercadológico da Carne de Ovinos. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sociedade Rural dos Campos Gerais (SRCG). O evento conta ainda com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Cescage Genética, Sindicato Rural de Ponta Grossa, Ovinopar, ARCO, SEAB, ACIPG, IAPAR, CRMV, Coopegera, Laboratórios e entidades ligadas ao setor.

         A organização vem realizando reuniões para ajustar os detalhes da Feira. Na sequência dos trabalhos, será fechado o planejamento geral e avaliados os patrocínios e parcerias. De acordo com o gerente de produção animal da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, a Fenovinos é uma feira de fomento e, no caso de Ponta Grossa, “traz uma peculiaridade ligada à comercialização, principalmente da genética das raças de produção de carne”. Conforme explica, Ponta Grossa é um centro estratégico como polo de difusão da ovinocultura e pode servir de acesso para estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Esta é a segunda vez que Ponta Grossa sedia a Fenovinos. Em 2010 já sediou a 22ª edição. A definição do local ocorreu na edição passada, em Cachoeira do Sul – RS. Geralmente a Fenovinos é realizada no Rio Grande do Sul. As únicas edições fora das fronteiras gaúchas foram exatamente a de 2010 e a deste ano. “No momento de pleitear o direito de sediar novamente o evento, levamos para Cachoeira do Sul as potencialidades de Ponta Grossa, tanto no campo econômico, como agropecuário e turístico”, explica o secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira. Ele também destaca o potencial do município na produtividade, genética e comercialização.  “Dessa forma, conseguimos trazer para Ponta Grossa a 30ª Fenovinos e o Paraná recebe da Arcor um presente, que é de sediarmos também a 1ª Fenovinos Paraná”, comemora.

Está prevista para esta edição uma exposição de aproximadamente 800 ovinos das raças Dorper, White Dorper, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, e Santa Inês, com a participação das principais Associações Nacionais de Raças como ABCDorper (Associação Brasileira das raças Dorper e White Dorper), BRASTEXEL (Associação Brasileira da raça Texel) e ABCIF – Associação Brasileira de Criadores da raça Ile de France.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização