Fenovinos espera participantes de seis estados | aRede
PUBLICIDADE

Fenovinos espera participantes de seis estados

organização da 30ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) estima que pelo menos 80 cabanhas

Imagem ilustrativa da imagem Fenovinos espera participantes de seis estados

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A organização da 30ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) estima que pelo menos 80 cabanhas, representando Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participem do evento deste ano. O evento acontece no Parque Agropecuário de Ponta Grossa entre os dias16 e 22 de julho.

Paralelamente à 30ª Fenovinos, acontece a 1ª Fenovinos-Paraná e 3º Encontro Mercadológico da Carne de Ovinos. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sociedade Rural dos Campos Gerais (SRCG). O evento conta ainda com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Cescage Genética, Sindicato Rural de Ponta Grossa, Ovinopar, ARCO, SEAB, ACIPG, IAPAR, CRMV, Coopegera, Laboratórios e entidades ligadas ao setor.

         A organização vem realizando reuniões para ajustar os detalhes da Feira. Na sequência dos trabalhos, será fechado o planejamento geral e avaliados os patrocínios e parcerias. De acordo com o gerente de produção animal da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, a Fenovinos é uma feira de fomento e, no caso de Ponta Grossa, “traz uma peculiaridade ligada à comercialização, principalmente da genética das raças de produção de carne”. Conforme explica, Ponta Grossa é um centro estratégico como polo de difusão da ovinocultura e pode servir de acesso para estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Esta é a segunda vez que Ponta Grossa sedia a Fenovinos. Em 2010 já sediou a 22ª edição. A definição do local ocorreu na edição passada, em Cachoeira do Sul – RS. Geralmente a Fenovinos é realizada no Rio Grande do Sul. As únicas edições fora das fronteiras gaúchas foram exatamente a de 2010 e a deste ano. “No momento de pleitear o direito de sediar novamente o evento, levamos para Cachoeira do Sul as potencialidades de Ponta Grossa, tanto no campo econômico, como agropecuário e turístico”, explica o secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira. Ele também destaca o potencial do município na produtividade, genética e comercialização.  “Dessa forma, conseguimos trazer para Ponta Grossa a 30ª Fenovinos e o Paraná recebe da Arcor um presente, que é de sediarmos também a 1ª Fenovinos Paraná”, comemora.

Está prevista para esta edição uma exposição de aproximadamente 800 ovinos das raças Dorper, White Dorper, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, e Santa Inês, com a participação das principais Associações Nacionais de Raças como ABCDorper (Associação Brasileira das raças Dorper e White Dorper), BRASTEXEL (Associação Brasileira da raça Texel) e ABCIF – Associação Brasileira de Criadores da raça Ile de France.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE