Fenovinos espera participantes de seis estados

Ponta Grossa

20 de março de 2017 18:30

Fernando Rogala

  • Comentários
    0 compartilhados
  • Imprimir

Relacionadas

Rangel visita arroio da Ronda e pede colaboração

Sindicato decide sobre greve nesta quinta-feira

PG investirá até R$ 436 mil em ornamentação natalina

Colégio Ponta Grossa investe em aulas de robótica
Caravana Missionária vai à Paróquia Santa Rita
Educação ambiental rende prêmio à professora de PG
Projeto contra homofobia sai da pauta da Câmara
/
PUBLICIDADE

A organização da 30ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos) estima que pelo menos 80 cabanhas, representando Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais participem do evento deste ano. O evento acontece no Parque Agropecuário de Ponta Grossa entre os dias16 e 22 de julho.

Paralelamente à 30ª Fenovinos, acontece a 1ª Fenovinos-Paraná e 3º Encontro Mercadológico da Carne de Ovinos. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Sociedade Rural dos Campos Gerais (SRCG). O evento conta ainda com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Cescage Genética, Sindicato Rural de Ponta Grossa, Ovinopar, ARCO, SEAB, ACIPG, IAPAR, CRMV, Coopegera, Laboratórios e entidades ligadas ao setor.

         A organização vem realizando reuniões para ajustar os detalhes da Feira. Na sequência dos trabalhos, será fechado o planejamento geral e avaliados os patrocínios e parcerias. De acordo com o gerente de produção animal da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, a Fenovinos é uma feira de fomento e, no caso de Ponta Grossa, “traz uma peculiaridade ligada à comercialização, principalmente da genética das raças de produção de carne”. Conforme explica, Ponta Grossa é um centro estratégico como polo de difusão da ovinocultura e pode servir de acesso para estados como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

Esta é a segunda vez que Ponta Grossa sedia a Fenovinos. Em 2010 já sediou a 22ª edição. A definição do local ocorreu na edição passada, em Cachoeira do Sul – RS. Geralmente a Fenovinos é realizada no Rio Grande do Sul. As únicas edições fora das fronteiras gaúchas foram exatamente a de 2010 e a deste ano. “No momento de pleitear o direito de sediar novamente o evento, levamos para Cachoeira do Sul as potencialidades de Ponta Grossa, tanto no campo econômico, como agropecuário e turístico”, explica o secretário municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira. Ele também destaca o potencial do município na produtividade, genética e comercialização.  “Dessa forma, conseguimos trazer para Ponta Grossa a 30ª Fenovinos e o Paraná recebe da Arcor um presente, que é de sediarmos também a 1ª Fenovinos Paraná”, comemora.

Está prevista para esta edição uma exposição de aproximadamente 800 ovinos das raças Dorper, White Dorper, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, e Santa Inês, com a participação das principais Associações Nacionais de Raças como ABCDorper (Associação Brasileira das raças Dorper e White Dorper), BRASTEXEL (Associação Brasileira da raça Texel) e ABCIF – Associação Brasileira de Criadores da raça Ile de France.

PUBLICIDADE
IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização