Incidência de raios deixa região em alerta | aRede
PUBLICIDADE

Incidência de raios deixa região em alerta

Região teve três vítimas em menos de 24 horas

Uma das vítimas foi socorrida e levada ao Pronto Socorro Municipal na manhã de sexta-feira (03)
Uma das vítimas foi socorrida e levada ao Pronto Socorro Municipal na manhã de sexta-feira (03) -

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em menos de 24 horas três casos envolvendo descargas elétricas mobilizaram equipes de socorro pelos Campos Gerais. Em uma delas um jovem de 19 anos de idade perdeu a vida em Carambeí, cidade que fica a 20 quilômetros de Ponta Grossa. O caso foi registrado na noite de quinta-feira, na Avenida dos Pioneiros. Rui Fernando Thoth prestava serviços quando foi atingido pelo raio. Ele era autônomo e morava no Jardim dos Bancários.

Na manhã de sexta-feira, na estrada de acesso a represa de Alagados, outra situação parecida. Diego Souza Conk, de 30 anos de idade, ficou ferido depois de ser atingido por uma descarga elétrica. A vítima estava em uma chácara, próximo ao rio São Jorge. Ele teve ferimentos no quadril e nas pernas, foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal e passa bem. Susto semelhante foi vivido por uma gestante, também de 30 anos de idade, no Residencial Londres. No início da noite de quinta-feira ela caminhava pela Rua da Quadra 19 quando um fenômeno próximo fez com que ela fosse lançada ao chão. O socorro chegou a ser chamado, mas a mulher recursou o atendimento.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que 1.790 pessoas morreram vítimas de raios no Brasil nos últimos 15 anos – uma média de 120 mortes anuais. No Paraná, ocorreram 90 mortes no mesmo período – uma média de seis por ano. O Estado registra média anual de incidência de cinco descargas nuvem-solo por quilômetro quadrado, o que corresponde a cerca de um raio por quilômetro quadrado por mês durante o verão - atual estação. Em média, 43% das descargas ocorrem no verão e a metade delas em locais a descoberto, o que torna a praia local de alta periculosidade sob tempestade com raios, considerando a grande afluência de pessoas ao Litoral com atividades ao ar livre nesta estação.

Nível moderado

Segundo a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT), a presença desse tipo de fenômeno nos Campos Gerais é considerada moderada. Apesar disso, o município de Tibagi aparece na quinta colocação em número de raios no Paraná, perdendo apenas para quatro cidades litorâneas - Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá e Guaratuba.

Evite se expor durante tempestades

Nos três casos ocorridos na região, as vítimas estavam expostas, em áreas sem cobertura. O Inpe orienta que, se possível, as pessoas não devem sair para a rua durante as tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, elas podem se abrigar em carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos. Se estiverem em casa, precisam evitar usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas. Na rua também devem evitar segurar objetos metálicos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE