Vigilância Sanitária intensifica inspeções alimentares | aRede
PUBLICIDADE

Vigilância Sanitária intensifica inspeções alimentares

Apenas em dezembro do ano passado, mais de 5 mil quilos de carne sem procedência segura foram confiscados em Ponta Grossa.

Imagem ilustrativa da imagem Vigilância Sanitária intensifica inspeções alimentares
-

Apenas em dezembro do ano passado, mais de 5 mil quilos de carne sem procedência segura foram confiscados em Ponta Grossa.

A Ouvidoria Municipal recebe uma denúncia de suspeita de venda de alimentos em condições irregulares. Os motivos vão desde a falta de refrigeração adequada até a limpeza do local de transporte. A situação é repassada para a Vigilância Sanitária, que envia uma equipe para conferir se os alimentos estão de acordo com as diretrizes regidas pelas leis que garantem a segurança alimentar da população.

Assim ocorre a primeira fase de uma inspeção sanitária. A coordenadora de alimentos da Vigilância Sanitária de Ponta Grossa, Angela Soely Raimundo Pauli, explica que se o vendedor não está de acordo com as determinações do Código de Saúde do Paraná (Decreto nº 5.711/2002) e da Resolução SESA nº 465/2013, é obrigação do órgão inutilizar o produto na presença do proprietário.

“A função da Vigilância Sanitária é prezar pela saúde da comunidade. O comércio de alimentos que não tem qualidade garantida é um crime contra o consumidor”, afirma Angela. Ela também explica que todos os fiscais agem rigorosamente dentro da lei, ou seja, após a primeira ocorrência em um determinado local, inspeções surpresas serão realizadas para garantir que o mesmo problema não volte a ocorrer.

“Quando há reincidência de caso, além da inutilização do alimento o proprietário também está sujeito a uma multa”, explica a coordenadora.  Para intensificar a busca por irregularidades, o órgão repassa a placa do carro para a Polícia Rodoviária, que auxilia na fiscalização através das blitze realizadas.

Angela conta que o comerciante pode procurar a Vigilância Sanitária sempre que necessário para saber como adequar a sua mercadoria, e alerta a necessidade da população de relatar suspeita de irregularidades para a Prefeitura. “É importante que saibamos de casos que ocorrem na cidade para que possamos garantir a segurança alimentar da comunidade”, finaliza a coordenadora. A Ouvidoria Municipal atende pelo telefone 3220-1334 ou pelo site da Ouvidoria da Prefeitura de Ponta Grossa.

Casos em Ponta Grossa

Apenas em dezembro do ano passado, mais de 5 mil quilos de carne sem procedência segura foram confiscados em Ponta Grossa. Ontem (21) casos reincidentes foram flagrados no estacionamento de uma empresa na BR 376. Há duas semanas a Vigilância Sanitária já havia orientado ambulantes que vendiam marmitas no local sobre as disposições regularizadas por lei. Foram inutilizadas quase 30 unidades, além de quase 20 potes de salada que não estavam nos padrões de limpeza e armazenamento correto, pondo em risco a saúde do consumidor.

Informações da Assessoria de Imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE