Prefeitura vai colocar lista de devedores na web | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura vai colocar lista de devedores na web

Município irá disponibilizar lista dos devedores inscritos da dívida ativa. Medida obedece previsão legal do Código Tributário Nacional

Marcus Freitas afirma que a medida é legal e atende a uma determinação prevista em lei
Marcus Freitas afirma que a medida é legal e atende a uma determinação prevista em lei -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Município irá disponibilizar lista dos devedores inscritos da dívida ativa. Medida obedece previsão legal do Código Tributário Nacional

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) segue com a meta de ampliar a arrecadação e diminui a inadimplência junto ao Poder Público. Para isso, o Poder Público irá colocar na internet a lista dos devedores (pessoas físicas e empresas) que mantém pendências com a Prefeitura. A medida será implementada pela Procuradoria Geral e irá seguir, de acordo com Marcus Freitas, procurador-geral, uma disposição legal e técnica.

O procurador-geral lembra que o Código Tributário Nacional não só permite como obriga o Poder Público a dar publicidade para a lista. “Nós só vamos disponibilizar a lista dos débitos já inscritos na dívida ativa, esse valor hoje é de R$ 179 milhões e outros R$ 117 milhões deverão ser incluídos na dívida ativa da Prefeitura de Ponta Grossa até o final desse ano”, contou o procurador.

Marcus Freitas lembra que a ideia não é expor os inscritos na dívida, mas sim seguir uma recomendação constitucional de dar publicidade aos atos da Prefeitura. “Quando o Poder Público paga qualquer tipo de despesa, nós temos obrigação legal de colocar essa informação no Portal da Transparência e no Diário Oficial, por isso o inverso também será feito”, explicou o procurador.

Estão inscritos na dívida ativa os empresários e pessoas físicas que deixaram de pagar impostos municipais, como o IPTU, ISS e ITBI. “Já ajuizamos mais de 34 mil execuções fiscais, uma espécie de cobrança judicial, e daqui há alguns dias teremos as cobranças efetivadas, essa é uma ação que a Procuradoria da União já faz”, explicou o procurador citando a portaria 721 da Procuradoria da União.

A lista dos devedores será disponibilizada no Diário Oficial do município, além do Portal da Transparência. Marcus explica que a Prefeitura não irá expor um ranking dos “maiores devedores”, mas sim apresentar a lista dos cidadãos e empresas que tem dívidas com a Administração Municipal. “Vamos agir dentro da legalidade, sem expor as pessoas, mas sim cumprindo uma determinação legal”, contou o procurador.

Medida deverá ser formalizada em decreto

De acordo com o Blog do Doc.com, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) pode implantar a medida via decreto. Entretanto, um projeto pode ser enviado à Câmara de Vereadores para que a discussão ganhe o âmbito do Legislativo e a iniciativa possa ser regulamentada. A intenção seria informar a população sobre as empresas que estão em dívida com a Prefeitura e ao mesmo tempo tentar fazer com que a exposição dos nomes venha “estimular” às companhias a quitarem seus débitos, aumentando a receita da administração municipal.

Prefeito quer implementar “justiça fiscal”

Desde que iniciou o segundo mandato, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) tem discutido o que chama de “justiça fiscal”. O gestor afirmou que não terá medo do “desgaste político” e irá apresentar medidas que considera serem importantes para o crescimento da população. Rangel afirma que buscará igualar determinadas cobranças de impostos e acabar com “privilégios isolados” concedidos a alguns setores, como isenções de taxas e cobranças que o prefeito pretende rever. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE