UEPG lança aplicativo para candidatos do vestibular | aRede
PUBLICIDADE

UEPG lança aplicativo para candidatos do vestibular

O aplicativo é gratuito e já está disponível no Google Play Store para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android

Imagem ilustrativa da imagem UEPG lança aplicativo para candidatos do vestibular
-

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentou nesta terça-feira (21) o aplicativo “App - Vestibular UEPG”, para smartphones, voltado para os candidatos dos concursos vestibulares promovidos pela instituição. O aplicativo é gratuito e já está disponível no Google Play Store para aparelhos que utilizam o sistema operacional Android. O aplicativo foi apresentado na plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na Sala dos Conselhos (Bloco da Reitoria/Campus Uvaranas), pelo professor Marcelo Ferrasa (Departamento de Informática), que desenvolveu o sistema. De acordo com ele, o desenvolvimento do aplicativo partiu da necessidade de uma comunicação mais instantânea com os candidatos, evitando problemas registrados nos concursos promovidos pela CPS.

Marcelo Ferrasa comenta que a maioria dos inscritos não tem o costume de ler a íntegra do Manual do Candidato. “Isso desencadeia uma série de dificuldades inerentes à desinformação”, observa, e cita informações, datas e procedimentos que são negligenciados pelos candidatos. Entre eles, o período de inscrição; o prazo limite para pagamento da inscrição; os locais de prova; horários de abertura e fechamento dos portões; e documentos necessários para o acesso aos locais de prova. Para o professor, a partir do lançamento do aplicativo, esses problemas podem ser evitados com o fornecimento periódico aos candidatos de informações referentes aos concursos. “O aplicativo vai melhorar a comunicação e tornar a relação candidato/instituição mais intimista”.Ele explica que inicialmente o “App - Vestibular UEPG” será ofertado apenas no sistema Android, sistema operacional móvel mais utilizado no mundo. “Dependendo da demanda futura, também poderá operar nas plataformas iOS e Windows Phone”.Sobre a operacionalização do aplicativo, Marcelo Ferrasa explica que ele pode ser instalado em smartphones com versões do Android 4.1 (Jelly Bean) ou superior. Especificamente para os candidatos, ele oferece quatro funções: situação da inscrição; concorrência; local de prova; e desempenho. Para ter acesso o candidato deverá informar o número do protocolo de inscrição e senha. “No quesito concorrência, por exemplo, poderá acompanhar a proporção candidato/vaga no transcorrer das inscrições até o seu fechamento. No item local de prova, terá um mapa para orientá-lo sobre o melhor trajeto a seguir”. 

O coordenador geral da CPS, Edson Marchinski, destraca que o aplicativo pode ser baixado por qualquer pessoa. “Os pais poderão utilizar o sistema para acompanhar as notícias sobre o vestibular e alertar os filhos sobre prazos e procedimentos que devem adotar”. O aplicativo possui uma função de notificações instantâneas de mensagens, semelhante às do WhatsApp ou do Gmail. “Basta instalar o aplicativo e a qualquer momento o candidato e demais interessados podem receber notificações de mensagens enviadas pela CPS”. 

Datas

Conforme aprovado pelo Conselho Universitário (COU), a Coordenadoria de Processos de Seleção informa as datas dos concursos vestibulares e do Processo Seletivo Seriado – PSS a serem realizados em 2017. O Vestibular de Inverno 2017 terá aplicação de provas em 9 e 10 de julho (domingo e segunda-feira). Para o Vestibular de Verão 2017, estão reservados os dias 10 e 11 de dezembro (domingo e segunda-feira). As provas do PSS 2017 ocorrerão em 26 de novembro (domingo). As datas para inscrição e outros informes serão definidos e informados via aplicativo, nas páginas dos respetivos concursos, www.cps.uepg.br/vestibular e www.cps.uepg.br/pss e pelas redes sociais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE