Mato alto preocupa moradores em Uvaranas | aRede
PUBLICIDADE

Mato alto preocupa moradores em Uvaranas

Em alguns trechos da avenida Dom Geraldo Pellanda, o matagal já impede os pedestres de caminharem pela calçada

VÍDEO
| Autor:

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em alguns trechos da avenida Dom Geraldo Pellanda, o matagal já impede os pedestres de caminharem pela calçada

Dona Marli Antunes, 66 anos de idade, tem como hábito caminhar no final de tarde pela avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, em Uvaranas. No entanto, o exercício rotineiro da aposentada tem sido prejudicado pelo mato alto que cresce na calçada, nos canteiros e até nos terrenos baldios da via. Além de atrapalhar os pedestres que caminham pela via, a situação também prejudica os motoristas que passam pela região.

Marli garante que, em alguns trechos da avenida, os pedestres já não conseguem mais caminhar pelo passeio público. “O pessoal tem deixado de andar pela calçada para andar na rua, logo vai acontecer algum acidente ou atropelamento por conta desse matagal”, afirma a aposentada. Marli é moradora da região há mais de uma década e afirma que, durante os período de verão, o mato sempre cresce e deixa a região com aspecto de abandono.

Além de prejudicar quem caminha pela via, a falta de manutenção no local também tem atrapalhado os motoristas.  Já no trecho da avenida, em direção à região central da cidade, o mato cresce também no canteiro central que divide as pistas. Em alguns locais, motoristas que trafegam pela faixa da esquerda tem dificuldade de visão com o mato crescendo constantemente.

A reportagem do portal aRede procurou o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Marcio Ferreira. De acordo com Ferreira, a situação deve ser normalizada no local já na próxima semana. “A avenida Dom Geraldo Pellanda está na nossa programação, temos uma equipe atuando na Visconde de Mauá e assim que o trabalho terminar em Oficinas, o grupo deverá executar a manutenção em Uvaranas”, contou Ferreira.

Marcio lembrou que a condição climática e a estação tem “contribuído” para o aumento de áreas com mato alto. “Temos uma análise que mostra que em alguns lugares o mato tem crescido até 40 centímetros em uma semana, isso por conta do calor e da chuva constante”, contou o secretário.

Ferreira garante notificação da Prefeitura

Sobre o mato alto de terrenos na região, Marcio Ferreira afirmou que a Prefeitura tem notificado os proprietários e, caso eles não tomem providências, o próprio Poder Público irá realizar a limpeza e cobrar pelo serviço. “Os donos dos terrenos terão 20 dias, após a notificação, para solucionarem a situação, caso isso não aconteça a própria Prefeitura fará o serviço e irá cobrar do responsável”, contou Ferreira.

Nova lei deve punir proprietários irresponsáveis

Está em vigor desde o dia 23 de janeiro, uma nova modalidade de cobrança de serviços de limpeza de terrenos. A medida foi implementada pela Secretaria de Meio Ambiente do município e prevê uma “punição” mais rígida para os proprietários de terrenos que não seguirem as determinações do Poder Público. A lei prevê que a multa para esse tipo de conduta varie entre R$ 740, com o valor podendo passar de R$ 5,9 mil, dependendo do tamanho da área e também da possibilidade de reincidência do dono do lote.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE