Aliel propõe mais transparência na declaração de bens | aRede
PUBLICIDADE

Aliel propõe mais transparência na declaração de bens

Deputado Federal pretende que candidatos declarem dinheiros mantidos em ‘trusts’. Proposta também prevê que bens bloqueados pela Justiça sejam declarados na campanha.

Imagem ilustrativa da imagem Aliel propõe mais transparência na declaração de bens
-

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Deputado Federal pretende que candidatos declarem dinheiros mantidos em ‘trusts’. Proposta também prevê que bens bloqueados pela Justiça sejam declarados na campanha.

O deputado federal Aliel Machado (Rede) apresentou um projeto de lei na Câmara em Brasília que prevê mudanças em relação à lei eleitoral sobre a declaração de bens. A proposta de Aliel é que candidatos a cargos públicos declarem, entre outros pontos, dinheiro mantido em trusts – estrutura financeira que permite, em resumo, que uma pessoa de confiança faça a gerência de um dinheiro investido em ativos. O projeto ainda pede que bens bloqueados sejam declarados à Justiça e discriminados durante o período de campanha.

O dinheiro mantido em ‘trusts’ foi o que levou a queda do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O deputado alegou, na época, que o dinheiro não era efetivamente dele, mas que era apenas um dos beneficiários de um trust na Suíça e, por isso, não precisaria declarar o montante junto ao Imposto de Renda.

"Esse projeto é importante porque temos que avançar nos mecanismos que tragam mais transparência e coíbam a corrupção. Por isso é um avanço dentro da estrutura legislativa para que a Justiça e também o eleitor tenham acesso a essas informações", informou Aliel. O deputado da Rede Sustentabilidade aguarda o parecer de comissões permanentes da Câmara em Brasília para que o projeto de lei seja votado entre os parlamentares.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE