Com 16 anos, ponta-grossense tira maior nota do PSS | aRede
PUBLICIDADE

Com 16 anos, ponta-grossense tira maior nota do PSS

Alice Koscianski é caloura de Medicina, estudante do Integral Plus e conta sua curiosa história de como escolheu o curso.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alice Koscianski é caloura de Medicina, estudante do Integral Plus e conta sua curiosa história de como escolheu o curso.

A maior nota do Processo Seletivo Seriado de 2017 é de Ponta Grossa. Alice Magro Koscianski, natural de Curitiba, mora há 11 anos em Ponta Grossa. Com apenas 16 anos, aluna do Colégio Integral Plus, conseguiu a pontuação 2356,9 dos 3000 disponíveis.  O curso escolhido pela caloura ponta-grossense é Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Em entrevista ao portal aRede, Alice conta que a paixão por Medicina surgiu quando ainda tinha cinco anos. “Quando eu era pequena, e meus pais eram professores, eu perguntei para a minha mãe: ‘Professor pode comprar carro’. Ela disse que não. Então fomos no pediatra e vi que ela tinha carro. Fiz a mesma pergunta para a minha mãe e ela respondeu que sim. Aí eu falei que queria ser pediatra”, conta a jovem.

Hoje, o sonho é outro: Alice pretende seguir como cirurgiã. Com 16 anos, a caloura de Medicina aponta que ‘pulou’ a oitava série, permitindo ingressar tão jovem na faculdade. Foi no ensino médio que o rimo de estudos se intensificou. Alice estudou os dois primeiros anos no Colégio Marista, concluindo o ‘terceirão’ no Integra Plus.

“Era muita aula. Tinha dia que eu chegava a estudar até às 22h30. Sempre ia a aulas das Olímpiadas de diversas matérias, nunca faltava, estudando manhã e tarde”. O segredo para as boas notas, conta, era descansar nos finais de semana e feriado. “Ninguém é de ferro”, comenta a caloura.

Para aqueles desejam obter bons resultados, Alice diz que o caminho é árduo, mas recompensador. “Não é fácil, é estressante. Tem que estudar muito desde o primeiro ano do ensino médio. Tive uma nota excelente na primeira prova, então tive que me dedicar desde cedo”. A nota da jovem, na primeira etapa (são três), foi de quase 80% dos mil pontos possíveis.

Ainda sem definir se realmente fará o curso na UEPG, Alice espera oportunidades em outros lugares. O objetivo principal, explica, seria a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Norte do Paraná, onde seus pais estudaram. E, o segundo sonho da jovem caloura de Medicina é a Universidade de Lisboa. “É uma das 100 primeiras do mundo (no curso que pretende seguir)”. Capacidade e esforço a jovem já mostrou ter.

Entenda o PSS

O Processo Seletivo Seriado (PSS) é um programa continuado do ensino médio para ingressar na faculdade. São três etapas: primeiro, segundo e terceiro anos do segundo grau. A cada final de ano, os alunos realizam provas que vão de mil a zero pontos. Os alunos selecionam seu curso e, de acordo com a pontuação, ingressam na faculdade. São reservadas 25% das vagas de todos os cursos para os alunos do PSS.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE