Prefeitura autoriza ônibus para transporte emergencial em PG | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura autoriza ônibus para transporte emergencial em PG

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O prefeito Marcelo Rangel decretou neste sábado a abertura do serviço de transporte urbano de passageiros, em caráter emergencial e provisório, para empresas de ônibus – sediadas ou não em Ponta Grossa – que possam suprir as necessidades dos usuários desse serviço. Sem previsão de retorno à normalidade, em função da greve, o serviço hoje opera em apenas 30% do sistema.

“Temos um déficit de 70% de usuários cotidianos do serviço que não pode ficar sem assistência”, explica o prefeito Marcelo Rangel. Em vista disso, o município está notificando a empresa concessionária do serviço e, ao mesmo tempo, abrindo a possibilidade para que ônibus convencionais, articulados, urbanos e rodoviários possam cadastrar-se para cumprir as linhas e itinerários que estão hoje sem cobertura. “É nossa obrigação fazer o que for possível para garantir ao cidadão acesso ao transporte público”, especifica o chefe do Executivo.

A entrada dos novos ônibus, na prática, pode ocorrer imediatamente. O procedimento é o mesmo estabelecido para as vans: há necessidade de um cadastro junto à Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), que vai estabelecer o credenciamento do ônibus para determinada linha e itinerário. A AMTT já está preparando a recepção a eventuais interessados na cobertura – temporária e provisória – das linhas atualmente sem o serviço de transporte. A expectativa do governo é de que os interessados nesse credenciamento procurem os postos da AMTT ainda neste final de semana.

“A prefeitura respeita o direito de greve e respeita os trabalhadores, porém nossa prioridade é o direito do cidadão”, destacou o prefeito Marcelo Rangel. O governo municipal fez várias tentativas para reduzir os impactos da greve. E buscou, na Justiça, garantir que pelo menos 70% do sistema fosse mantido em operação. No entanto, o pleito da Prefeitura não foi aceito e hoje apenas 30% dos ônibus estão em circulação. “Esta ação da prefeitura”, reforça Rangel, “é emergencial e provisória. Porque não podemos aguardar o desenrolar das negociações entre a concessionária e seus empregados, com a maioria dos usuários do transporte coletivo sem acesso ao serviço”

O preço a ser cobrado pela passagem nos ônibus que serão credenciados é único: R$ 2,60. Como se trata de medida emergencial, para esse serviço – que tem caráter provisório – não estão valendo nem as gratuidades nem as exceções. Nos ônibus da concessionária Viação Campos Gerais, no entanto, permanecem as mesmas regras anteriores: valem as gratuidades, as exceções (meia-passagem).

De acordo com o governo municipal, as vans que atualmente estão fazendo o serviço de transporte de passageiros podem continuar atuando, enquanto suas credenciais estiverem válidas. “Nossa intenção é suprir a falta de transporte. Usaremos todos os meios legais para garantir o transporte à nossa população”, registra o prefeito.

Ainda nesta segunda-feira a prefeitura deve publicar novas informações a respeito das medidas emergenciais adotadas para garantir o transporte à população. “Contamos com a compreensão e a colaboração de todos os cidadãos. Estamos vivendo uma situação extraordinária, que nos exige medidas extraordinárias”, convoca Rangel.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE