Siate atende mais de cinco mil vítimas em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Siate atende mais de cinco mil vítimas em Ponta Grossa

VÍDEO
| Autor:

No ano de 2016, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) atendeu mais de cinco mil vítimas. Três novas ambulâncias foram recebidas pelo 2° Grupamento de Bombeiros.

            As três novas viaturas recebidas pelo 2° Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa nesta quarta-feira (18) devem representar uma melhoria significativa no atendimento de emergências na cidade. As viaturas integram a frota do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), sendo que uma ambulância será transferida para alguma cidade da região e outras duas permanecem em Ponta Grossa. Em 2016, o Siate atendeu cinco mil vítimas durante o ano – o número representa quase 14 atendimentos prestados diariamente.

            Os acidentes de trânsito foram responsáveis pela maior parte das ocorrências registradas no ano anterior. O Siate prestou apoio em 1.954 colisões ou atropelamentos em Ponta Grossa. O órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros presta atendimento ao trauma, ou seja, toda urgência ou emergência que surge devido a uma ação contra um agente externo. Acidentes, ferimentos diversos e quedas são algumas das situações atendidas pelo órgão.

            Duas viaturas estavam atuando em Ponta Grossa até então, com uma ambulância no Quartel Central e outra no Quartel da Nova Rússia. “Com a chegada das novas viaturas, Uvaranas vai ter uma viatura e a outra ambulância fica pronta para um caso de excesso de ocorrências. Isso também garante uma maior velocidade no nosso atendimento”, explica o tenente Bortolini do 2° Grupamento de Bombeiros. Com a chegada de duas novas viaturas – levando em conta que outras duas estavam sendo utilizadas – a capacidade de atendimento do Siate é dobrada.

            O Siate de Ponta Grossa conta com 65 bombeiros militares que passaram por um curso de socorrista. Três ambulâncias do município passam por manutenção atualmente. “A ambulância tem uma vida útil curta, porque circula muito”, complementa o tenente. As viaturas também poderão ser mobilizadas para prestar apoio em alguma situação de urgência em municípios da região.

Ambulâncias reforçam todo o Paraná

Ao todo, foram investidos R$ 3 milhões na aquisição de 20 veículos, totalmente equipados para atendimentos de urgência e emergência. As ambulâncias serão utilizadas para transferência de pacientes em estado grave para hospitais de atendimento especializado. Além de Ponta Grossa, também foram contemplados Curitiba, Maringá, São José dos Pinhais, Piraquara, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Apucarana e Pato Branco.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE