Vendas do comércio varejista de PG crescem em novembro | aRede
PUBLICIDADE

Vendas do comércio varejista de PG crescem em novembro

No Estado do Paraná, pela primeira vez as vendas tiveram um acréscimo em relação ao mês anterior

VÍDEO
| Autor:

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O comércio paranaense apresentou uma reagida no mês de novembro. Números revelados pela pesquisa conjuntural da Federação do comércio de Bens, serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) apontam que o mês de novembro foi o único a fechar no azul em 2016. Na comparação com o mesmo mês em 2015, essa alta foi de 2,84%. Em Ponta Grossa não foi diferente, e um crescimento de 0,98% foi observado no penúltimo mês do ano passado. Os números da pesquisa foram revelados nesta segunda-feira (16).

No Paraná, o segmento com melhor desempenho na comparação com novembro de 2015 foi o de móveis, decoração e utilidades domésticas, com alta de 27,82%, em virtude das promoções e da Black Friday realizada pelas lojas, principalmente na capital (42,8%). Já em Ponta Grossa, dos 12 diferentes segmentos do comércio, quatro ficaram positivos, com grande destaque ao setor de construção civil, que, segundo a pesquisa, teve uma alta de 22,4% em relação ao vendido no mesmo mês em 2015.  Os outros setores que ficaram positivos na cidade foram os combustíveis (alta de 7,5%), os supermercados (3,02%) e as lojas de departamentos, com um incremento de 2,77%.

Apesar dessa reação no final do ano, no acumulado dos 11 meses a atividade ainda segue abaixo do registrado em 2015, tanto no Paraná, quanto em Ponta Grossa. No caso dos números estaduais, abaixa acumulada no varejo é de 3,56%. Já no principal município da região dos Campos Gerais o desempenho é um pouco melhor, com uma queda acumulada de 2,19% em 2016, o que representa o segundo melhor resultado no Paraná, atrás apenas da região Oeste, onde a queda acumulada é de 0,9%.

Em Ponta Grossa, apenas três setores estão positivos no acumulado do ano: supermercados, com alta de 4,6%; autopeças, com um incremento de 2,13%; e construção civil, cujo crescimento é de 0,96%. O gerente da loja Balaroti em Ponta Grossa, Igor Correa Bueno, reconhece esse incremento em 2016. “De fato houve uma melhora em relação ao ano anterior. E, de dezembro para cá, uma melhora um pouco mais significativa. Acredito que essa alta na construção civil seja reflexo da cidade que está crescendo, com muitos terrenos à venda, e sem contar que com o décimo, as pessoas utilizaram esse dinheiro extra para aplicar na casa”, informou. Segundo ele, dois setores da loja mais se destacaram nas vendas: Utilidades para o lar e cerâmicas, como revestimentos e piso.

Incremento para este ano

Para 2017, há a perspectiva de um crescimento ainda maior do setor de construção civil, que reflete uma alta nas vendas de materiais de construção. Segundo relata o Igor Bueno, a expectativa é de uma alta entre 7% e 10% nas vendas neste ano de 2017. “Nossa expectativa é esse crescimento de 7 a 10%. Como esperamos uma melhora no mercado nacional, e tendo em vista que a cidade de Ponta Grossa segue em crescimento, com muitas construtoras e indústrias, além de municípios da região com investimentos, como Castro, Piraí, aumenta mais a demanda”, destaca o gerente. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE