Pesquisa aponta Rangel com 33% e Aliel 23% | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa aponta Rangel com 33% e Aliel 23%

Sondagem do Jornal da Manhã e do portal aRede também apresenta três cenários com um possível segundo turno entre os três primeiros colocados na pesquisa

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa aponta Rangel com 33% e Aliel 23%

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sondagem do Jornal da Manhã e do portal aRede também apresenta três cenários com um possível segundo turno entre os três primeiros colocados na pesquisa

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) lidera a corrida pela reeleição em Ponta Grossa. A pesquisa contratada pelo portal aRede e divulgada em conjunto com o Jornal da Manhã foi realizada pelo Instituto Opinião, de Curitiba, com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-05296/2016. A sondagem mostra Rangel na liderança com 33,2% das intenções de voto, seguido de Aliel Machado (REDE) com 23,9% e Julio Küller (PMB) com 12,2%. Foram ouvidos 600 eleitores em Ponta Grossa na última segunda-feira (26) com margem de erro de 4%, para mais ou para menos, e índice de confiabilidade de 95%.

Os eleitores responderam questões estimuladas (quando os nomes dos candidatos são indicados) e também perguntas abertas, quando o próprio entrevistado deve dizer o nome do postulante predileto na disputa. Na questão espontânea em que o eleitor é questionado sobre qual candidato votará no próximo domingo (2), Marcelo Rangel (PPS) foi citado por 30,23% dos entrevistados e outros 20,93% dos eleitores indicaram Aliel Machado (REDE).

Ainda na questão espontânea, 16,94% dos eleitores se mostraram indecisos na hora de responder a pergunta, outros 9,63% afirmaram que votarão em branco ou nulo e não souberam ou não opinaram 9,63% dos 600 eleitores. O candidato Julio Küller (PMB) foi apontado por 7,97% dos entrevistados, Professor Gadini (PSOL) conquistou 3,82% dos votos, enquanto Leandro Soares (PPL) ficou com 0,83%.

Na pergunta estimulada, com os nomes dos cinco candidatos sendo indicados, Marcelo conquistou 33,22% das intenções de voto com uma vantagem de 10,13 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Aliel Machado que atingiu 23,09%. Já Aliel aparece com 10,8 pontos percentuais de vantagem para o terceiro colocado, Julio Küller, que ficou com 12,29% das intenções de voto. Indecisos somam 13,95% dos entrevistados e 9,30% dos eleitores afirmaram que votarão nulo ou em branco. Professor Gadini foi apontado por 4,49% dos eleitores, 2,33% não souberam ou não opinaram e Leandro obteve 1,33% das intenções.

A pesquisa estimulada traz o possível cenário de votos válidos, no qual são excluídos os votos, brancos, nulos, os indecisos e as pessoas que não quiseram opinar – essa é a fórmula utilizada pela Justiça Eleitoral para contabilizar o resultado das eleições. Neste contexto, o atual prefeito, Marcelo Rangel, teria 44,64% dos votos, seguido por Aliel com 31,03% e Küller somando 16,52% dos votos válidos. Professor Gadini aparece com 6,03% dos votos válidos e Leandro obteve 1,79%.

O Instituto Opinião também questionou o eleitorado sobre a rejeição de cada um dos candidatos e nesse quesito quem lidera é Aliel Machado. O deputado federal foi rejeitado por 24,25% do eleitorado. Marcelo Rangel (PPS) recebeu 15,95% das menções no quesito rejeição, seguido por Leandro (PPL) com 10,80%, Professor Gadini teve 9,30% de rejeição. Ainda na questão sobre rejeição, 8,31% dos eleitores não souberam responder ou não opinaram e 7,48% afirmaram rejeitar Julio Küller (PMB). Outros 23,92% dos entrevistados informaram não rejeitar nenhum dos cinco candidatos do pleito.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE