Número de flagras de embriaguez ao volante cai em PG | aRede
PUBLICIDADE

Número de flagras de embriaguez ao volante cai em PG

Número de pessoas multadas por dirigir sob efeito de álcool apresentou queda de 10% em comparação com o mesmo período de 2015.

VÍDEO
| Autor:

Número de pessoas multadas por dirigir sob efeito de álcool apresentou queda de 10% em comparação com o mesmo período de 2015.

               O número de pessoas multadas por dirigir embriagado em Ponta Grossa, entre janeiro e setembro, apresentou uma queda de quase 10% comparado ao mesmo período de 2015. De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), 200 pessoas foram multadas pelo crime de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas no município neste ano – sendo que oito pessoas foram recorrentes no crime. Em relação ao mesmo período do ano anterior, 239 pessoas foram multadas pelo crime.

                Assim como em Ponta Grossa, o Paraná reduziu em 21% o número de infrações em função de motoristas que bebem e dirigem. De janeiro a agosto de 2016, foram flagrados 4.887 condutores. No mesmo período de 2015 houve 6.181 casos. No Paraná, as cidades com maior número de infrações por dirigir sob o efeito de álcool são Curitiba (1.096), Cascavel (217), Ponta Grossa (200), Guarapuava (190), Maringá (169) e Foz do Iguaçu (142).

                De acordo coma a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dirigir sob influência do álcool ou embriagado corresponde a 10,1% dos acidentes com mortes nas rodovias federais no Paraná. O tenente Werner, do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, defende que os acidentes de maior gravidade geralmente envolvem motoristas que consumiram álcool. “Enquanto o cidadão não se conscientizar, vai ter pessoas sendo vítimas de motoristas inconsequentes”, aponta.

                O Pelotão de Trânsito atua diariamente em Ponta Grossa a partir das estatísticas dos locais com maior incidência de acidentes. “Focamos nossas operações nas estatísticas e dias com maior número de acidentes, como a sexta-feira e o sábado”, conta o tenente. Em caso do motorista ser flagrado no teste do etilômetro, a Polícia Militar realiza a prisão em flagrante e encaminha o infrator até a Delegacia.

Falta de aparelho faz cair número de prisões

A queda nas multas aos motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool pode se justificar, em partes, pelo período em que o Setor de Trânsito da Polícia Militar ficou sem um etilômetro, aparelho utilizado para medir a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea. Em fevereiro, os aparelhos foram encaminhados para Curitiba, onde são ‘calibrados’ para retornar ao funcionamento. Com isso, a PM de Ponta Grossa ficou aproximadamente quatro semanas sem um aparelho. Durante o período foram apenas nove multas registradas.

Multa vai ficar mais cara

A partir de novembro deste ano, o condutor que se recusar a passar pelo teste do bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou droga, pagará multa de R$ 2.934,70, terá a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e o veículo retido. A mudança, que aumenta em 53% o valor atual da multa, está prevista na Lei Federal 13.281/16. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE