Câmara de PG inicia obras para ampliar acessibilidade e segurança | aRede
PUBLICIDADE

Câmara de PG inicia obras para ampliar acessibilidade e segurança

Processo de reforma foi agilizado após a eleição do primeiro vereador cadeirante da história do Legislativo

Imagem ilustrativa da imagem Câmara de PG inicia obras para ampliar acessibilidade e segurança
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Construído na década de 1980, o prédio que sedia a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) finalmente passará a contar com quesitos de acessibilidade e de prevenção de incêndios. Parte das obras foi iniciada na semana passada e prevê um aporte inicial de R$ 138 mil – as adaptações foram agilizadas depois que o Legislativo contou com o primeiro vereador cadeirante da história com a eleição de Felipe Passos (PSDB).

O projeto de acessibilidade prevê mudanças nos banheiros femininos e masculinos nos diferentes andares do prédio, além de alterações no plenário da Casa de Leis, como a retirada do piso de carpe do local. A empresa vencedora da licitação já realiza as primeiras intervenções nos banheiros e as atividades deverão ser intensificadas com o final das sessões ordinárias no final de dezembro.

O presidente da Casa de Leis, vereador Sebastião Mainardes (DEM), lembra que a falta de acessibilidade e a despreocupação com quesitos da prevenção de incêndio não são exclusividade do Legislativo. “A Prefeitura também sofre com o mesmo problema, nossas obras só demoraram mais porque todos os projetos e processos licitatórios tiveram que ser feitos pelo Executivo”, explicou o presidente.

As mudanças deverão facilitar a vida de Felipe Passos (PSDB), primeiro vereador cadeirante da história do Legislativo. “Hoje me sinto constrangido já que não consigo fazer as mesmas coisas que os vereadores fazem ou mesmo ir aos lugares que eles vão com tanta facilidade”, explicou o parlamentar. Passos lembrou que as melhorias no quesito de acessibilidade também irão contribuir com a vida das pessoas que visitam a sede do Legislativo.

Além das obras já iniciadas, outro aporte deve ser realizado pela Mesa Executiva nos próximos meses para a compra de dois elevadores – um para cargas e outro destinado a circulação de pessoas. “O projeto também prevê outras mudanças que julgamos necessárias, como é o caso da automatização das portas de acesso ao prédio e as melhorias no aspectos que dizem respeito à prevenção de incêndio”, explicou Mainardes.

O valor investido na compra dos elevadores ainda não é conhecido – a Mesa Executiva já havia realizado outros investimentos na melhoria da estrutura da Câmara.

Passos poderá usar o púlpito da Câmara

As mudanças visualmente mais significativas na estrutura da Câmara de Vereadores deverão acontecer no plenário. Além da retirada do piso de carpe e da readequação das rampas, o Legislativo também passará a contar com um púlpito adaptado que permitirá que cadeirantes, como é o caso de Felipe Passos, falem do local, atitude hoje inviável. “Pra mim vai ser uma felicidade ter livre acesso a locais que já são amplamente frequentados por todos os parlamentares como é o caso do uso da palavra no púlpito”, ressaltou o vereador do PSDB. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE