Mudanças no EstaR são debatidas na Câmara | aRede
PUBLICIDADE

Mudanças no EstaR são debatidas na Câmara

Legislativo Municipal debate “tolerância” para motoristas que não utilizarem cartão do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Medida foi vetada por Rangel.

Imagem ilustrativa da imagem Mudanças no EstaR são debatidas na Câmara
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Legislativo Municipal debate “tolerância” para motoristas que não utilizarem cartão do Estacionamento Regulamentado (EstaR). Medida foi vetada por Rangel.

O Estacionamento Regulamentado (EstaR) poderá sofrer novas mudanças em Ponta Grossa. A lei 12.656 de autoria do vereador Altair Nunes (PTN), o Taíco, prevê que o motorista possa ter 15 minutos de tolerância sem o uso do cartão do EstaR. A lei foi aprovada pelo Legislativo Municipal em setembro, mas recebeu veto total do prefeito Marcelo Rangel (PPS) e a decisão do prefeito foi aceita pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) que apontou “inconstitucionalidade” na proposta de Taíco. O veto e o mérito da lei serão debatidos durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores nessa segunda-feira (21). 

Ao apresentar o veto à proposta de Taíco, Rangel alegou que a possível “tolerância” poderia causar problemas ao sistema conhecido como Zona Azul. O prefeito afirmou ainda que o veto segue uma indicação da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), órgão que gerencia o funcionamento do EstaR. “Existe uma impossibilidade no atendimento da lei diante do reduzido número de agentes que trabalham no setor”, afirma Marcelo no veto. 

A proposta de Taíco prevê que o motorista possa deixar o carro, sem o uso do cartão do EstaR, em uma vaga por até 15 minutos, desde que o veículo esteja com o pisca alerta ligado. O parlamentar acredita que a possibilidade pode facilitar a vida de pessoas que precisam estacionar para executar pequenas tarefas e lembra ainda que atualmente o EstaR só comercializa cartões com tempo mínimo de meia hora, o dobro do tempo de “tolerância” proposto e aprovado na lei. 

No veto apresentado pelo Poder Executivo, Rangel também salienta que a medida é inconstitucional já que, na visão do prefeito, regulamentar o EstaR é função exclusiva do Poder Executivo. Além disso, o veto de Rangel apresenta outros motivos para barrar a lei: o projeto versaria sobre a estrutura administrativa da AMTT sem observar “as condições administrativas e financeiras do órgão”. Além disso, o prefeito sustentou que o EstaR funciona em Ponta Grossa de maneira semelhante ao sistema de outras cidades. 

Taíco sustenta validade da iniciativa 

O projeto de lei (PL) de Taíco Nunes (PTN) foi aprovado em setembro e posteriormente enviado para a apreciação do Poder Executivo. O vereador acredita que a medida não é contrária ao interesse público e, ao contrário, oferece melhorias ao sistema da Zona Azul. “Atualmente os motoristas são multados em questões de minutos, essa possibilidade de conseguir estacionar o carro por quinze minutos com o pisca-alerta ligado traria mais facilidade para quem precisa estacionar o carro em uma vaga apenas por alguns minutos”, sustenta o autor do projeto. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE