Mudanças na MünchenFest deverão beneficiar o comércio | aRede
PUBLICIDADE

Mudanças na MünchenFest deverão beneficiar o comércio

Afirmação é do presidente do Sindilojas, José Loureiro. Segundo ele, festa deverá atrair pessoas ao Centro e realização antes de dezembro possibilita maior gasto do 13º no comércio

José Loureiro cita diferentes motivos que beneficiarão o comércio com as alterações
José Loureiro cita diferentes motivos que beneficiarão o comércio com as alterações -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email
Afirmação é do presidente do Sindilojas, José Loureiro. Segundo ele, festa deverá atrair pessoas ao Centro e realização antes de dezembro possibilita maior gasto do 13º no comércio
A mudança de data, local e foco da MünchenFest é vista com bons olhos por parte do comércio ponta-grossense. A alteração para o Parque Ambiental é positiva aos comerciantes porque trará um fluxo maior de pessoas para a região central do município, possibilitando uma movimentação maior nas lojas, potencializando as compras. Benefício o qual torna-se duplo, aponta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas PG), José Loureiro, por ser uma data que antecede o pagamento do 13º salário e o respectivo pagamento salarial, referente a novembro.

“Desde o primeiro mandato do prefeito Marcelo Rangel, já fizemos a reivindicação de tirar a München do final de novembro e início de dezembro, porque atrapalhava o comércio”, explica Loureiro. Segundo ele, isso ocorria porque muitos que pegavam o 13º salário gastavam um percentual representativo com a festa. Sem essa destinação, Loureiro acredita que essa economia com a festa trará um valor maior circulando diretamente no comércio local. 

Já o fato de trazer a festa para a região central da cidade, no Parque Ambiental, é positivo no sentido de atrair um grande número de pessoas, com potencial de compra. “Serão quatro dias que vão trazer população para o centro. Isso deve ajudar a movimentar o comércio”, adianta, porém, sem estimar um percentual do quando pode elevar as vendas em relação a um fim de semana ‘comum’. “Vamos esperar a realização deste ano para saber, para as próximas edições, se vão ajudar ou, de alguma forma, prejudicar”, diz.

Por outro lado, Roberto Ferreira de Lima, presidente da Associação dos Microempresários de Produtos Importados e Nacionais (Amepin), acredita que o movimento não deve ter grande crescimento nas vendas no Shopping Popular. Como o evento não vai ser realizado na frente da Estação Saudade (como a Expo&Flor, por exemplo), e sim na área maior do Parque, não acredita que o fluxo aumente. “Se fosse na frente, seria muito melhor, mas como fica meio longe, não deve aumentar; falo isso pela experiência que temos de outros eventos. Deverá ter bastante turista, mas para nós deve ficar um movimento normal”, diz.

Evento retorna às origens

A edição da MünchenFest 2018 retorna às origens. Ela será realizada na região do Parque Ambiental, como foi com a primeira, em 1990, no antigo pátio de manobras da Rede Ferroviária – o ‘Ambiental’ ainda não existia. O evento ocorre entre os dias 15 e 18 de novembro, com o diferencial de focar na cultura alemã, trazendo a apresentação de bandas alemãs, assim como a gastronomia característica, e a presença de microcervejarias artesanais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE