Professora da UNIP oferece livro para desenvolver o raciocínio lógico | aRede
PUBLICIDADE

Professora da UNIP oferece livro para desenvolver o raciocínio lógico

Publicação direcionada a alunos do Ensino Fundamental e Médio e demais interessados utiliza situações cotidianas para desenvolver habilidades relacionadas à matemática e à interpretação de texto

Christiane Mazur Doi, professora titular da Universidade Paulista – UNIP e coordenadora da CQA/UNIP – escreveu seu novo livro
Christiane Mazur Doi, professora titular da Universidade Paulista – UNIP e coordenadora da CQA/UNIP – escreveu seu novo livro -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Resultados de exames nacionais e internacionais têm revelado que estudantes brasileiros ainda não apresentam nível satisfatório na aplicação de conteúdos que constam no currículo escolar. Levantamentos recentes, como o estudo “Analfabetismo no Mundo do Trabalho”, concluem que somente 8% da população do Brasil a partir de 15 anos de idade são proficientes em Português e Matemática.

Esse cenário motivou Christiane Mazur Doi, professora titular da Universidade Paulista – UNIP e coordenadora da CQA/UNIP – Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos da instituição, a escrever seu novo livro, Exercitando as capacidades de raciocinar, calcular e interpretar – 60 questões do PISA detalhadamente explicadas e resolvidas.

O livro está disponível no formato digital, em PDF, gratuitamente no blog da Christiane. O estudante deve acessar o endereço chrismazur16.wordpress.com e fazer o download do material.

Publicada de forma independente, a obra oferece explicações conceituais e resolve, de forma didática e detalhada, sessenta exercícios do exame internacional PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). O livro visa ao aprimoramento do uso do raciocínio lógico, da realização de cálculos e da interpretação de textos.

Segundo a autora, o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático é essencial para a compreensão de situações do dia a dia, como o cálculo de juros em financiamentos bancários e o significado de mapas que contêm taxas de homicídios por 100 mil pessoas, por exemplo.

“Acredito que se a Educação Básica no Brasil, de fato, fornecer bases para o desenvolvimento do raciocínio lógico, para o uso de ferramentas matemáticas na resolução de problemas concretos e para a utilização do pensamento criativo na proposta de soluções, poderemos construir uma nação mais produtiva e com menos desigualdades”, conclui Christiane.

O exame PISA é uma das mais importantes avaliações de desempenho. Realizado a cada três anos, em mais de 70 países, sob a coordenação da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), avalia o letramento de estudantes na faixa dos 15 anos nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências. Essa prova procura avaliar habilidades e competências relativas às análises e interpretações de enunciados contextualizados, ao uso do raciocínio lógico para a solução de problemas e à comunicação eficiente de ideias. Embora o Brasil tenha participado de todas as edições do exame internacional, nosso país encontra-se no grupo de nações com os piores resultados”, afirma a professora.

Christiane Mazur Doi é autora de oito livros publicados sobre Matemática e Física. Em seu blog, posta semestralmente informações sobre exames internacionais e disponibiliza materiais e atividades gratuitos para auxiliar estudantes e interessados.

Sobre a autora

Christiane Mazur Doi é Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Mestra em Ciências (Tecnologia Nuclear) e Engenheira Química, com Aperfeiçoamento em Tópicos de Estatística. É professora titular da Universidade Paulista – UNIP, na qual atua desde 1993, e coordena a CQA/UNIP (Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos da UNIP), um importante núcleo que produz material pedagógico destinado a alunos e professores de todos os cursos e campi da universidade. Christiane é autora dos seguintes livros: Explicando Matemática (Ed. LCM, 2018), Explicando Física e Química (Ed. LCM, 2018), Como Visualizar e Resolver Limites – 100 exercícios detalhadamente explicados (Ed. LCM, 2016), Conversando sobre Funções, Fórmulas, Gráficos, Tabelas e Contagens – Contém 75 Exercícios Detalhadamente Resolvidos (Ed. LCM, 2014), Dicas para Escrever Melhor (LCM, Ed. 2013), Física – Volume I – Mecânica (Ed. LCM, 2013), Como Resolver Derivadas e Integrais – Mais de 150 Exercícios Resolvidos (Ed. LCM, 2012), A Matemática do Enem – Mais de 110 exercícios resolvidos (Ed. LCM, 2011).

SERVIÇO

Livro Exercitando as capacidades de raciocinar, calcular e interpretar – 60 questões do PISA detalhadamente explicadas e resolvidas

Autora: Christiane Mazur Doi

Publicação independente e gratuita

Mais informações e download: https://chrismazur16.wordpress.com/

www.unip.br

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE