Sinfônica do Paraná apresenta concerto de aniversário | aRede
PUBLICIDADE

Sinfônica do Paraná apresenta concerto de aniversário

Apresentação no domingo (28), às 10h30, será no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão)

Imagem ilustrativa da imagem Sinfônica do Paraná apresenta concerto de aniversário
-

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no domingo (28), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), obras de Johannes Brahms e Dimitri Shostakovitch no concerto comemorativo de 32 anos de criação da OSP. Com duração de 1h30, a regência será do maestro titular da Orquestra, Stefan Geiger, com participação solo do violinista alemão Nicolas Koeckert. O concerto é uma realização do Centro Cultural Teatro Guaíra e tem patrocínio da Huhtamaki e da Elejor. A Orquestra Sinfônica do Paraná foi criada em 28 de maio de 1985, durante o governo de José Richa, com apoio do secretário da Cultura, Fernando Ghignone. O primeiro maestro titular e emérito foi Alceo Bocchino e o primeiro maestro adjunto, Osvaldo Colarusso. 

A obra escolhida de estreia foi a abertura da ópera Anacreon, de Luigi Cherubini (primeira audição no Paraná), sob a regência de Osvaldo Colarusso. Desde então, a OSP desenvolve um repertório amplo e eclético.Nestes 32 anos foram cerca de 1,2 mil concertos, óperas e balés apresentados em diversas cidades brasileiras, com um público estimado de 2,4 milhões. No repertório estão obras de cerca de 250 compositores nacionais e internacionais, que contribuem para o amadurecimento do corpo sinfônico e para a formação de plateia. A OSP também tem estreado obras de compositores atuantes no Paraná, como Pe. José Penalva, Jaime Zenamon, Harry Crowl, Maurício Dottori, Rodolfo Coelho de Souza, Alexandre Brasolim e Rogério Krieger.

A Orquestra Sinfônica do Paraná já se apresentou sob a regência de Norton Morozowicz, Claudio Santoro, Henrique Morelenbaum, John Neschling, David Machado, Roberto Duarte, Hans-Peter Frank,Aylton Escobar, Frederico Gerling Júnior, Tomas Toscano, Paulo Torres, Erol Erdinçe, Manuel Alvarez, Helmut Imig, Pierre Huwiller, Sergio Magnani, Manuel Ochoa, Eugene Ratchev, Ernani Aguiar, Alexandre Brasolim, Marcos Arakaki, Tobias Volkmann, Roberto Tibiriçá, Benoîy Fromanger, Flávio Mendes, Alpaslan Ertungealp, Luis Gustavo Petri, Nicolas Rauss, Maximino Zumalave, José Maria Florencio, Ricardo Bologna, Jamil Maluf, Henrik Schaefer, Claudio Cruz e Stefan Geiger, que é o atual maestro titular.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE