Clube da Leitura de PG vai debater o clássico '1984' | aRede
PUBLICIDADE

Clube da Leitura de PG vai debater o clássico '1984'

O bate-papo entre os leitores vai acontecer no próximo dia 27

Imagem ilustrativa da imagem Clube da Leitura de PG vai debater o clássico '1984'
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Clube da Leitura vai se reunir no último sábado de maio (27) para conversar sobre uma das obras-primas do século XX – “1984”. Foi desse romance de George Orwell que saiu a expressão que se tornou sinônimo de vigilância – “Big Brother”. O bate-papo entre os leitores vai iniciar às 14h da Verbo Livraria (Avenida Vicente Machado, 776) e será mediado pelo jornalista e professor da UEPG, Ben-Hur Demeneck.

Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista “1984” é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário.

George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair. Ele nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances “A revolução dos bichos” (1945) e “1984” (1949). Morreu de tuberculose em 1950.

Best-seller desde posse de Trump

“Ler ou reler ‘1984’ se tornou ‘obrigatório’ considerando o estado de hipervigilância em que vivemos”, resume o jornalista Ben-Hur Demeneck. O livro de Orwell expõe um mundo sem liberdade individual, em que os “crimes de pensamento” são punidos severamente.

A obra magistral de George Orwell ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre os excessos delirantes, mas perfeitamente possíveis, de qualquer forma de poder incontestado, seja onde for. Winston, herói de 1984, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho.

Em “1984”, ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro.

No início de 2017, “1984” voltou à lista de best-sellers desde a posse do presidente norte-americano Donald Trump. Segundo notícia publicada em El País, porta-voz de editora dos EUA, responsável por publicar o livro, “as vendas aumentaram 10.000%”. Em 26 de janeiro, a obra ocupava o 1º lugar na lista de best-sellers da amazon.com, com mais de 4.000 comentários.

A atividade é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Para participar do clube de leitura, basta ler o livro do mês e comparecer ao encontro. Quem não conseguir ler a obra a tempo, pode ir na condição de ouvinte. Os livros do clube são vendidos com desconto na Verbo Livraria.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE