Conservatório promove palestra sobre violão erudito | aRede
PUBLICIDADE

Conservatório promove palestra sobre violão erudito

Atividade envolve alunos de música e comunidade externa

Imagem ilustrativa da imagem Conservatório promove palestra sobre violão erudito
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os admiradores das composições de Johann Sebastian Bach e do violão erudito poderão conhecer um pouco mais sobre a digitação do violão no Prelúdio BWV 997 na palestra oferecida pelo Conservatório Maestro Paulino na próxima segunda-feira (24), às 19h30. A entrada é franca. O ministrante será o professor de violão Maurício Nunes, da Prefeitura de Ponta Grossa, lotado na Fundação Municipal de Cultura.

O professor explica que estudou três edições diferentes da obra para preparar a palestra. “Criei uma edição prática, padronizando as informações presentes e, assim, dando maior fluidez ao resultado sonoro de quem a estuda”, explica Nunes. A escrita da peça fundamentalmente orientada pela fala e não ser original para violão é a maior dificuldade da execução da peça. O período histórico das músicas de Bach, conhecido como barroco, tem como característica a escrita musical guiada pela linguagem.

Durante a palestra o professor Nunes irá explanar sobre as dificuldades de execução da peça e como resolvê-las. Durante o ano letivo já foram apresentados dois recitais de violão de ex-alunos do Conservatório e um recital com as obras de Schubert com professores da instituição. Para o aluno do Conservatório Bruno Fernando, as atividades fora da sala de aula são um espaço de aprendizagem e promoção da cultura. “As atividades nos oferecem, também, um olhar sobre o campo de trabalho musical e dão um ânimo maior para os estudos diários”, afirma o estudante.

A palestra faz parte de uma série de atividades extracurriculares promovidas pelo Conservatório Maestro Paulino que oferecem, tanto aos alunos quanto à comunidade externa, um espaço de aprendizagem e consumo musical. “É sempre bom ter nossos professores trabalhando para além da sala de aula. Momento em que mais que nossos alunos, a comunidade externa também é beneficiada com novos conhecimentos na área da música”, explica Douglas Passoni, diretor artístico do Conservatório.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE