PUBLICIDADE

Alternativas sustentáveis são opções para as compras de fim de ano

Dicas para economizar incluem presentes que não agridem o meio ambiente e que podem ser feitos em casa.

Organização na hora das compras e opções sustentáveis são alternativas para as compras de fim de ano.
Organização na hora das compras e opções sustentáveis são alternativas para as compras de fim de ano. -

Dicas para economizar incluem presentes que não agridem o meio ambiente e que podem ser feitos em casa.

Natal também é uma época para compras de presentes e que o consumo é altamente incentivado pelas propagandas, pelo comércio. Mas é possível fazer compras mais conscientes e economizar. A seguir são elencadas algumas sugestões para quem busca presentear sem gastar muito:

1 – Faça uma lista

Primeiro de tudo, faça uma lista. Coloque nela todas as pessoas que você irá presentear, incluindo amigo secreto e confraternizações do trabalho. Estabeleça um limite que você pode gastar nos presentes e distribua entre os presenteados, fazendo uma média. Caso você decida dar presentes melhores para algumas pessoas, terá de diminuir o valor de outras. Não fuja dessa lista, presentes a parte que não foram pensados para o seu orçamento farão com que você exceda os seus gastos e isso não será bom para o seu bolso.

2 – Compre à vista

Prefira as compras à vista, assim você só gasta o que você tem e não cria mais dívidas no cartão de crédito.

3 – Vá às compras sozinho

Uma ótima dica para economizar é ir compras sozinho. Ir a shoppings e centros comerciais acompanhado de filhos, marido/esposa ou amigos pode fazer com que você tenha gastos acima do planejado. Desde um brinquedo a mais para as crianças ao chope no restaurante a fim do dia. Sozinho você vai mais focado.

4 – Invista em produtores locais

É possível encontrar opções em conta de produtores locais, artesãos. E além disso, comprar de produtores locais da sua cidade ou da sua região é uma atitude consciente pois assim você auxilia na economia local e ainda ajuda pequenos empresários a alavancarem o seu negócio. Então invista nesses produtores, fale com os conhecidos, busque-os em feiras de Natal e grupos da internet. Sempre tem opções para todos os bolsos e gostos.

5 – Faça um presente

Hoje em dia, com milhares de tutoriais de DIY (do it yourself – faça você mesmo) na internet, não tem desculpa para dizer que não sabe fazer. E não estamos falando de um presente mal feito, pois há sim muitas possibilidades de você fazer um presente bonito, barato e cheio de carinho por ser feito com as próprias mãos e personalizado para quem você for presentear.

Look de Natal

Há também como praticar um consumo mais consciente na hora de adquirir os looks para as festas de fim de ano. Se o seu objetivo é economizar, há algumas formas de você fazer isso. Uma delas é comprar de segunda mão, de bazares, brechós e grupos de desapego, pois as peças normalmente são mais baratas e você encontra peças que não tinham mais significado para outras pessoas, mas que agora para você tem. Além disso, você pode também reaproveitar peças que você já tem no guarda-roupa. Lembrando que não tem problema nenhum repetir roupas.

Consumo sustentável é importante para a preservação do meio ambiente

Uma opção barata e sustentável para presentear nesse fim de ano é comprar propriamente um produto sustentável que não agrida o meio ambiente. É uma alternativa consciente e uma opção de presente que se diferencia dos presentes tradicionais. Comprar algo sustentável colabora para ajudar a reduzir os impactos negativos ao meio ambiente e ainda incentiva as pessoas a se conscientizarem sobre o consumo sustentável e sobre a importância da preservação da fauna e da flora, que há anos sofre com as mais diversas depredações da ação humana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE