PUBLICIDADE

Documentário traz depoimentos de brasileiros que lutaram contra Hitler

‘V de Vitória’, dirigido e produzido por jornalistas e uma pesquisadora tem como objetivo resgatar e divulgar as vivências de brasileiros que integraram

Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira.
Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira. -

‘V de Vitória’, dirigido e produzido por jornalistas e uma pesquisadora tem como objetivo resgatar e divulgar as vivências de brasileiros que integraram

Resgatar a história dos pracinhas brasileiros na II Guerra Mundial. Esse é o objetivo do documentário ‘V de Vitória’, dirigido pelo jornalista Helton Costa e com coprodução do também jornalista Diego Antonelli e da pesquisadora Andressa Beló Costa. A partir do dia 21 deste mês, em parceria com o portal aRede e com o Jornal da Manhã, o documentário estará disponível para ser assistido na fanpage do Facebook, mantida pelos profissionais: www.facebook.com/vdevitoriabr. 

A proposta é resgatar e divulgar a história de brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e arriscaram suas vidas nas gélidas temperaturas da Europa, entre 1944 e 1945, para combater as forças nazistas e fascistas de Adolf Hitler e Benito Mussolini. “A gente assumiu essa proposta de manter essa história viva e contar para a sociedade como foi importante a participação dos pracinhas brasileiros na guerra que combateu o fascismo que assolava a Europa. Eles se mostram bons combatentes, mesmo sem o preparo e os treinamentos adequados. Os jovens daquela geração elevaram os soldados brasileiros à categoria das melhores tropas da época e contribuíram para a vitória aliada na Europa”, afirma o diretor Costa. 

Para o jornalista Diego Antonelli, é fundamental cumprir o papel social que cabe ao jornalismo. “Disseminar conhecimento faz parte dessa função da profissão. A proposta é que as pessoas conheçam a história dos brasileiros que foram para a guerra e todas as dificuldades que sofreram antes, durante e depois”, afirma. Gravado com depoimentos de ex-soldados da FEB que já são nonagenários, com a participação de filhos de ex-combatentes e de italianos que eram crianças na época do conflito e que foram ajudadas pelos brasileiros com comida e proteção, V de Vitória procura suprir parte da carência de relatos diretos daqueles que vivenciaram ao vivo e a cores a batalha mais sangrenta da história mundial. 

Serão três episódios que variam de 30 minutos a uma hora cada. Historiadores de destaque na área foram entrevistados. São eles Dennison de Oliveira (Universidade Federal do Paraná) e Francisco Ferraz (Universidade Estadual de Londrina). O documentário também deverá entrar em exibição na Cinemateca de Curitiba no início do próximo ano. Após o lançamento na capital, o documentário será disponibilizado em canal no YouTube.

O Brasil na II Guerra

Foram mandados 25 mil soldados para a guerra, dos quais, mais de 1.500 paranaenses. Em 239 dias de ação, a FEB fez mais de 20 mil prisioneiros alemães, mas, perdeu mais de 451 soldados mortos em combate e aproximadamente 1,6 mil feridos, acidentados e desaparecidos em combate. O front foi o norte da Itália, nos vales dos rios Serchio e Reno.

Outra iniciativas visam preservar a história da FEB

‘V de Vitória’ é um dos projetos que Antonelli e Costa estão elaborando para manter vivos os relatos da participação brasileira na II Guerra Mundial. Há outros dois trabalhos em curso. Uma fanpage no Facebook (www.facebook.com/vdevitoriabr) e um site (www.jornalismodeguerra.wordpress.com). Também está em processo final de edição, o livro “Dias de luta: soldados paranaenses na II Guerra Mundial”. A obra foca na presença dos paranaenses que foram para Europa, bem como na realidade do estado durante o período de Guerra.

Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira.
Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira. Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira. Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira. Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira. Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira. Fotografias preservam a história da Força Expedicionária Brasileira.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE