PUBLICIDADE

Foto Elite pode fechar e interromper trabalho de preservação do acervo

Ícone da fotografia em Ponta Grossa, Domingos Silva Souza se dedica diariamente ao ato de digitalizar e compartilhar seus arquivos de fotos antigas

Imagem ilustrativa da imagem Foto Elite pode fechar e interromper trabalho de preservação do acervo
-

Ícone da fotografia em Ponta Grossa, Domingos Silva Souza se dedica diariamente ao ato de digitalizar e compartilhar seus arquivos de fotos antigas.

O espaço é pequeno. Modesto. Com ares de nostalgia. E quem entra no Foto Elite logo se sente à vontade quando dá de cara com a figura simpática do senhor Domingos atrás do balcão. Quem desconhece a história deste lugar e desta pessoa, nem imagina a contribuição cultural que ambos têm para a cidade de Ponta Grossa.

Quando assumiu o Foto Elite em 1977, Domingos Silva Souza já trazia consigo uma bagagem de 23 anos na fotografia. Na mesma época, cursava Geografia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e em 78 chegou a dar aulas no Colégio Estadual Regente Feijó. Mas, após cerca de um ano de docência, a opção por se dedicar às fotos se confirmou, muitas décadas depois, como uma decisão acertada para sua vida. Sem imaginar que também contribuiria para a preservação da história ponta-grossense.

Com 41 anos de existência, sob a administração de Domingos, o Foto Elite já acompanhou e fotografou os mais diversos momentos do povo e da história de Ponta Grossa. “Eu não sei o que eu não fiz”, comenta o fotógrafo sobre tantos anos de trabalho. São milhares de registros de formaturas, aniversários, casamentos, desfiles cívicos e solenidades políticas, bem como fotografias para a imprensa. O acervo vem desde a década de 70 e inclui até mesmo negativos em chapa de vidro de grandes nomes da fotografia como Frederico Lange. Mas agora, na metade de 2018, uma mudança na vida pessoal de ‘seu’ Domingos pode fechar para sempre as portas da loja, que faz parte, e ao mesmo tempo abriga a história de nossa cidade.

Hoje ele vive o dilema de encerrar as atividades do estabelecimento e se mudar para Rondon do Pará (PA), para acompanhar a filha que está iniciando uma nova fase profissional na cidade, que fica a mais de dois mil quilômetros de Ponta Grossa. A decisão de ir embora ainda não tem data certa. É preciso antes definir o destino do Foto Elite. Encontrar um novo dono ou alguém que se interesse pelo acervo. “Eu fiz uma parceria com a universidade, então uma parte eu já estou passando para eles. Eles estão digitalizando e vão fazer um apanhado de tudo que eu tenho. De tudo não, porque é muita coisa. Mas uma parte já está garantida”, explicou Domingos.

O acervo do Elite consiste, em sua maior parte, de filmes fotográficos. “Todo mundo acha que eu tenho um monte de fotos, mas eu só tenho algumas. A maioria são filmes. Tudo catalogado, mas são negativos”, conta. A preocupação em não deixar este material se perder já vem de algum tempo e, com a digitalização e as redes sociais, o fotógrafo viu a oportunidade de compartilhar com as pessoas tudo o que tem arquivado em material fotográfico. E ele encara esse trabalho como uma missão e uma terapia. “Todo dia o meu trabalho é digitalizar e jogar no Facebook. Isso já vem desde 2012. Tudo isso aqui estava entulhado e eu não sabia o que fazer. Daí surgiu essa oportunidade de mostrar para a comunidade, para todo mundo. Eu gosto de fazer, me dá vida. Eu volto lá há 30, 40 anos, 50”. Hoje, já são quase 30 mil fotos que passaram por esse processo, segundo ele. A preocupação com a ida para a nova cidade é que este trabalho irá parar, visto que não pretende levar o acervo consigo.

Conheça o ícone da fotografia

Domingos Silva Souza, hoje com 77 anos de idade, começou nesta área por “descuido”, como ele mesmo diz. Foi no ano de 1955, que o então adolescente, foi convidado por uma prima a trabalhar no lendário Foto Weiss, loja que também marcou época em Ponta Grossa. Depois de muito observar, aprendeu o processo de revelação das fotos. “No começo a gente revelava na bacia, um por um. Depois surgiram os tanques”, explica. As fotos então passavam pelo fixador e depois eram lavadas para retirar os resíduos e eram colocadas para secar. Depois de todo esse processo, “a foto nascia”, relembra. Após anos trabalhando somente no laboratório com as revelações, Domingos começou a fotografar e não parou mais. Já são 64 anos trabalhando com fotografia. Destes, 41 no comando do Foto Elite.

Tecnologia a favor da história

Domingos mantém diariamente atualizado o Facebook do Foto Elite desde 2012. A ideia de colocar na internet as fotos de seu arquivo partiu de um antigo funcionário. As postagens começaram com fotos de Ponta Grossa e logo viralizaram. “Eu tinha umas 1500, 2 mil fotos da cidade e comecei a colocar. Nisso, o pessoal já estava sincronizado comigo. Quando acabaram estas, comecei a colocar as de eventos, e aí estourou mais ainda”, conta. A página @fotoelitepg atualmente tem 10.808 curtidas e 10.742 seguidores. Há cerca de seis meses, Domingos também produziu vídeos para o YouTube, para “fazer as fotos falarem”. No canal do Foto Elite, os três vídeos postados, juntos alcançaram a marca de 647 visualizações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE