PUBLICIDADE

Inauguração do ‘Museu do Treze’ acontece neste sábado

O Espaço Cultural Marechal Tristão de Alencar Araripe, carinhosamente chamado de ‘Museu do Treze’ reuniu em um só lugar peças de grande valor histórico para Ponta Grossa

Imagem ilustrativa da imagem Inauguração do ‘Museu do Treze’ acontece neste sábado

Ponta Grossa ganhou mais um espaço dedicado à preservação de sua história. Neste sábado (23), às 10h, inaugura dentro do 13º Batalhão de Infantaria Blindado, em Uvaranas, o museu do exército, chamado de Espaço Cultural Marechal Tristão de Alencar Araripe. Um lugar que tem como objetivo preservar a memória militar no município.

A inauguração vem de encontro às comemorações alusivas ao aniversário de 95 anos do 13 BIB, celebrado no dia 21 de junho. As festividades iniciaram já na quinta-feira (21), com um concerto musical no Teatro Marista e na sexta-feira (22), com um jantar que reuniu empresários e representantes do legislativo, executivo, judiciário e setor privado. Neste dia também aconteceu a pré-inauguração do local que contou com a presença dos apoiadores e do pracinha da Segunda Guerra Mundial, o Major Odorico Dias de Goes que, aos 97 anos, descerrou a placa inaugural.

A iniciativa de criar o espaço foi do Coronel Daniel Moreira Marques que, ao chegar em Ponta Grossa em dezembro de 2017 para assumir o comando do Batalhão, logo percebeu que o local possuía um grande acervo, porém, que necessitava de organização. “Logo nos primeiros dias de comando eu tive essa ideia que foi aceita por todos os integrantes do batalhão, de nós concentrarmos toda a nossa história, todo nosso acervo, todas as peças que tem algum valor histórico em um único lugar”, conta.

O museu foi montado em um local estratégico: no Pavilhão de Comando do 13 BIB, espaço nobre, próximo ao pátio de formaturas, onde há grande movimentação de pessoas nos dias de festividades no Batalhão, como é o caso deste sábado, onde juntamente com a inauguração do museu, também houve a formatura de 800 militares.

Para a viabilização do projeto foi necessário um investimento de cerca de R$73 mil do setor privado, obtido através de empresas e pessoas físicas, abrangendo mais de 20 apoiadores. A ajuda da comunidade também foi fundamental para a aquisição do acervo, que foi constituído através de doações e empréstimos de itens que ficarão em exposição. “Nosso acervo vem crescendo dia a dia com contribuição espontânea de ex-militares do 13, familiares e colaboradores. O acervo é riquíssimo e creio que tornar-se-á um ponto de referência cultural para a cidade de Ponta Grossa”, afirma o Coronel Marques.

O museu já conta com 250 itens catalogados, enquanto outros, que vieram por doação da sociedade, ainda estão sendo analisados e recuperados antes de integrar o acervo. O trabalho cuidadoso para saber qual item tem valor histórico ou não, bem como fazer a identificação das peças, fica por conta do apoio técnico da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “A UEPG através dos alunos do curso de história, dos estagiários do Museu Campos Gerais, fazem uma análise do material, para ver se há ligação histórica. Se houver, ele entra para uma fase de recuperação, limpeza e catalogação.” explica o Sub Tenente Júlio César de Brito Flores, responsável pelo setor de Comunicação Social do 13 BIB. Os itens que não se enquadram para fazer parte do museu do exército são devolvidos às pessoas que trouxeram e alguma vezes recebem indicação para serem levados a outro museu.

O acervo conta com objetos variados, principalmente da Segunda Guerra Mundial. “Nós temos armamentos, Jeep, PC de comando de Montese, fardamentos. Da época da Revolução também nós temos armamentos, fotos, jornais, livros. E além do museu, nós estamos montando uma biblioteca para pesquisa”, contou o Sub Tenente. Rodolfo Lourenço, entusiasta pela participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e colecionador de viaturas e itens sobre o tema contribuiu com a exposição do museu emprestando alguns itens de seu acervo pessoal. “Eu trouxe um veículo Jeep 1945, rádios, equipamentos de escritório, uniformes, materiais encontrados em escavação no local onde o Brasil lutou na Itália, em Montecastelo”, contou.

Quem deseja fazer a doação de algum objeto militar ao ‘Museu do Treze’ pode ir diretamente ao 13º Batalhão de Infantaria Blindado de Ponta Grossa, que fica na Av. Carlos Cavalcanti, nº 2179, em Uvaranas, e procurar pelo setor de Comunicação Social. “Nós gostaríamos de agradecer a sociedade e esperamos que a sociedade goste porque é merecedora e vai ser a grande beneficiada desse projeto”, fala o Sub Tenente Júlio César de Brito Flores. Mais informações também podem ser obtidas diretamente com ele, através do telefone (42) 99924-4346.

Carta Patente

Em destaque como o item mais curioso e valioso que o Espaço Cultural Marechal Tristão de Alencar Araripe possui é uma Carta Patente. Este documento equivale a carteira de identidade da época. Ela está assinada por Dom Pedro II e possui o brasão imperial.

É necessário agendamento prévio

A partir de segunda-feira (25) será disponibilizado através do Facebook @quartel13bib os horários de visitação do espaço para grupos de 20 pessoas. Quem tem interesse é só entrar em contato com a sessão de Comunicação Social pelo telefone (42) 99924-4346. É possível também conhecer o espaço em ocasiões de solenidade militar abertas ao público no Batalhão. Um militar com conhecimento turístico e histórico faz o acompanhamento dos visitantes. Em breve o museu contará com informatização que permitirá a leitura explicativa dos itens expostos através de QR Code, com o celular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE