PUBLICIDADE

Festival Nacional de Contadores de Histórias e Flicampos começam na segunda

A partir de segunda-feira, a cidade vai entrar no mundo da imaginação através de diversas atividades voltada à literatura

Imagem ilustrativa da imagem Festival Nacional de Contadores de Histórias e Flicampos começam na segunda

Todo mundo gosta de uma boa história e, a partir da próxima segunda-feira, 11, Ponta Grossa estará repleta de causos com o IV Festival Nacional de Contadores de Histórias, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Durante os quatro dias, a cidade recebe mais de 30 contadores de todo o Brasil, dos estados da Paraíba, Ceará, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Paraná e Distrito Federal.

Nos dias 11, 12 e 14, às 19h, no Cine-Teatro Ópera, a comunidade é convidada a se divertir, se emocionar e se surpreender com os Contos e Lendas do Brasil, em que os contadores convidados trarão histórias de suas regiões. A entrada é gratuita. Também nos dias 11 e 12, só que no turno da manhã e tarde, acontecem diversas atividades de formação para os contadores de histórias, professores da Rede Municipal de Ensino, educadores em formação, técnicos, agentes de leitura e acadêmicos, como oficinas e falas interativas.

Durante o festival, cinco Centros de Convivência da Terceira Idade receberão contadores para Rodas de Conversa, valorizando as histórias que devem ser eternizadas. A grande movimentação acontece nos dias 13 e 14, em que todos os profissionais locais, regionais e nacionais se deslocam para a Maratona de Contos, levando histórias para os quatro cantos da cidade, em escolas, CMEIs, projetos socioeducativos, hospitais, bibliotecas e asilos.

Segundo o curador do evento, o assistente cultural Alfredo Mourão, o festival representa um processo de integração essencial para o fortalecimento de princípios e valores culturais. “A proposta é promover a democratização da cultura, estabelecendo relações construtivas com a comunidade, identificando nossas raízes por sua própria essência e conduzindo diferentes olhares sobre a cultura popular brasileira”, afirma.

O IV Festival Nacional de Contadores de Histórias é realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI) e Fecomércio/SESC Paraná – unidade Ponta Grossa, além do apoio da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa e Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Atrações integram Ano da Cultura Paranaense

A partir desta segunda-feira, 11, acontece também a 7ª edição do Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos). As palestras serão no Cine-Teatro Ópera, a partir das 19h, com entrada gratuita. A proposta para 2018 é debater a literatura no Paraná, e vai contar com falas interativas com escritores convidados, intervenções literárias dentro de ônibus do transporte coletivo municipal, recitais em escolas da rede estadual de ensino, espetáculos de teatro no Calçadão e exposições literárias. Para abrir a programação, no dia 11, o primeiro convidado será o jornalista e escritor Luís Henrique Pellanda. A palestra do segundo dia de evento, terça-feira, 12, será com Henrique Schneider. A terceira palestrante, no dia 13, será Etel Frota. A programação encerra na quinta-feira, 14, com o escritor londrinense Domingos Pellegrini, com mediação de Miguel Sanches 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE