PUBLICIDADE

Dança em Ponta Grossa alcança todas as idades

A dança promove benefícios físicos e psicológicos da gestação até a fase adulta

Imagem ilustrativa da imagem Dança em Ponta Grossa alcança todas as idades

No dia 29 de abril é comemorado o dia internacional da dança. Data que, desde 1982, foi instituída para celebrar uma das mais importantes ferramentas da expressão humana e homenagear o criador do balé moderno Jean-Georges Noverre. A história da dança registra seu surgimento desde a Pré-História e, desde então, veio atravessando os séculos como elemento fundamental em cerimônias religiosas e festivas, para manifestar a arte e a cultura popular, além de ser uma atividade com diversos benefícios físicos e psicológicos para todas as idades.

Em Ponta Grossa, há diversos locais e profissionais especializados para auxiliar quem tem interesse em praticar aulas de dança em qualquer momento da vida. A bailarina Fabíola Capri, diretora do Studio Fabíola Capri, acredita que a dança é para todos e não um privilégio restrito para uma faixa etária. “De crianças aos idosos, a dança proporciona qualidade de vida. Cada pessoa deve levar em consideração as sensações de seu corpo para escolher o estilo que seja mais adequado e que se sinta bem, com orientação profissional qualificada”, conta.

Os benefícios da dança podem ser desfrutados inclusive durante a gestação. “A dança durante a gestação ajuda na liberação de hormônios que proporcionam bem-estar da mulher, possibilita adaptações das mudanças do corpo e ajuda no vínculo entre mãe e filho”, aponta Kamila Martinhuk, dançaterapeuta e especialista em Dança Educacional. E o período ideal para uma dança entre mães e bebês é dois meses após o parto. “A dança é feita com um carregador que proporciona maior mobilidade para as mãos, oferecendo um descanso das tensões que os membros têm o dia todo. O carregador proporciona o aconchego que remete a vida uterina, dando uma sensação única à mãe e ao bebê”, explica.

As aulas de dança também são muito procuradas pelos jovens. A razão é um dos ritmos que se popularizou no Brasil nos últimos anos: o sertanejo universitário. Mas não é uma regra. Cada região possui suas preferências musicais e isto acaba influenciando na escolha da dança. Heloise Alves Gomes, especialista em dança e consciência corporal, diretora da academia de dança Pró-Arte, afirma que os casais, jovens e adultos procuram uma atividade física diferente, mais dinâmica e divertida e “os benefícios são o aumento da autoestima, socialização, coordenação motora, estímulo para as capacidades cognitivas e melhoria no quadro de saúde corporal e mental”.

Os adultos também podem optar por uma dança clássica. O Ballet Adulto segue a mesma metodologia para outras idades, respeitando as limitações físicas, como o encurtamento e o enfraquecimento da musculatura. Adrielly Capóia, diretora e professora da academia La Ballerina, diz que a maioria dos adultos que procura o Ballet Adulto sonhava em ser bailarina, mas não teve a oportunidade na infância. “Quando observamos nossos alunos, percebemos o bem que a arte faz. Alguns optam por participar de apresentações e subir ao palco é uma oportunidade incrível”.  A admiração do público externo nas apresentações do ballet adulto confirma que não existe idade para realizar um sonho.

Para saber mais sobre a dança em Ponta Grossa, a plataforma Diálogos Culturais divulga os eventos das escolas de artes da região no instagram @dialogosculturais e na página do Facebook Zek Diálogos Culturais.

Dance e aproveite

- Melhora do condicionamento físico: melhora o fôlego e aumenta a resistência física;

- Alongamento e da elasticidade: ajuda a alongar músculos e tendões, e promove a lubrificação das articulações;

- Postura: Ajuda a prevenir problemas e dores na coluna;

- Coordenação: a dança promove o desenvolvimento do equilíbrio através do ritmo, além de melhorar a noção de espaço e velocidade;

- Memória: Se concentrar nos passos da dança ou de uma coreografia, melhora a saúde do cérebro e favorece a memória;

- Autoestima: através da dança é possível aprender a se expressar de maneira mais eficaz, dessa forma, sociabilizar melhor e criar laços afetivos. Tudo isso favorece a felicidade e a melhora da autoestima.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE