PUBLICIDADE

Ciclistas de PG enfrentam as curvas da Graciosa

De Quatro Barras a Morretes, o percurso une belezas naturais e atividade física

Pedal. O planejamento do roteiro é fundamental para garantir uma boa experiência
Pedal. O planejamento do roteiro é fundamental para garantir uma boa experiência -

As curvas fechadas e a paisagem com encostas cobertas por mata atlântica, flores e riachos que contemplam a Estrada da Graciosa, a tornam uma das opções de trajeto mais procuradas para praticar o cicloturismo no Paraná. O percurso até a cidade de Morretes foi escolhido por um grupo de ciclistas ponta-grossenses para fazer turismo sobre duas rodas.

O grupo composto por 46 pessoas, incluindo três instrutores e um fotógrafo, coordenado pela Itupava – Experiências Outdoor, saiu de Ponta Grossa com um ônibus para o translado do pessoal e um caminhão baú para transporte das bicicletas. A descida da serra teve como ponto de partida o Portal da Estrada da Graciosa, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, rumo à histórica Morretes.

A escolha de roteiros que possibilitem experiências únicas ao ar livre é uma das prioridades para André Morais, administrador da Itupava. Ele conta também que o período é propício para a atividade. “A descida da Graciosa geralmente fazemos no verão ou primavera, onde tem o florescimento das orquídeas na Serra do Mar e também para as pessoas terem a oportunidade de banho, geralmente em Morretes ou em Prudentópolis, na rota das cachoeiras”, explicou.

A Estrada da Graciosa é favorável à descida de bicicleta por ser um caminho com muitas curvas, o que faz com que mesmo com grande movimento de veículos, os carros diminuam a velocidade. “É um local que proporciona uma descida tranquila e como também há um grande fluxo de ciclistas, os carros tem respeitado a legislação de trânsito de manter a distância de 1,5 m entre carro e ciclista”, contou André.

Todo o percurso até Morretes, de bicicleta, leva pouco mais de 3h, mas vale a pena, como garante Micheli Grobe. “É incrível, a paisagem é linda, a sensação de liberdade em cima de uma bike não tem como descrever”, contou a integrante do grupo.

“É importante destacar que o cicloturismo é uma atividade contemplativa, a descida da Graciosa tem muitas paradas, recantos, locais de mirantes para a Serra do Mar, para Baía de Antonina, para o Pico do Marumbi”, destacou André Morais, que ressalta a importância do local. “A Estrada da Graciosa é um trajeto histórico de nosso Estado. Nossa agência preza justamente por experiências que tragam capital cultural e todos os sentimentos bons que possam ser produzidos em decorrência da prática esportiva e de lazer.”

A Itupava Experiências Outdoor é uma agência voltada a eventos de ecoturismo, turismo de aventura e cicloturismo para grupos de no mínimo oito pessoas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 99943-6474 ou (42) 99957-2528 ou nas redes sociais.

Cuidados antes do pedal

Antes de se aventurar no turismo em cima de uma bicicleta, é preciso estar atento aos equipamentos necessários como capacete, luvas, óculos, roupas leves e não se esquecer de levar recipiente para água como squeeze ou mochila de hidratação. A bicicleta precisa estar em boas condições para rodar, com pneus bons, freios e marchas reguladas. Para participar não é preciso praticar esportes com regularidade, mas é necessário estar em boas condições de saúde.

Marco para o Cicloturismo em PG

No dia 11 de novembro, aconteceu o 1º Encontro de Cicloturismo em Ponta Grossa, organizado pela Itupava Experiências Outdoor e pela Cavali Pró Eventos, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Fumtur, da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp) e com o apoio de patrocinadores. O intuito do evento foi fazer o lançamento do cicloturismo no município, com o objetivo de tornar Ponta Grossa referência na modalidade nos Campos Gerais e no sul do Brasil. O encontro contemplou um pedal de 35km passando por pontos chave para o ciclismo turístico da cidade como a Cachoeira do São Jorge e Capela Santa Bárbara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE