PUBLICIDADE

Dicas para conquistar um corpo bonito e saudável neste verão

Aliar atividade física, alimentação saudável e estética é uma boa opção

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para conquistar um corpo bonito e saudável neste verão
-

A contagem regressiva para o verão já começou. A pouco menos de um mês para a estação mais quente do ano, a expectativa para as férias, Natal e Réveillon muitas vezes aumenta na mesma proporção que a preocupação com o próprio corpo. Isso porque o período de altas temperaturas pede o uso de roupas mais leves e curtas. 

Este é o momento em que muitas pessoas acabam percebendo que não se cuidaram o suficiente durante o ano, fazendo com que busquem uma solução milagrosa para melhorar o corpo a curto prazo – a chamada ‘operação verão’, que pode trazer riscos à saúde. 

A proprietária da Prattique Academia, em Ponta Grossa, e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento, Rúbia Daniele Novatski Ambrosi, explica que é importante tomar alguns cuidados no início da prática esportiva. “Existem particularidades, como por exemplo, pessoas que tem problema de coluna ou joelho. Estas tem que ter um cuidado redobrado, mas de modo geral, o cuidado é com a intensidade. Não dá pra começar já do zero querendo ser um triatleta”. 

A pressa em ficar com o corpo em forma para o final do ano pode trazer consequências. “Às vezes a pessoa não está tão preparada para já sair correndo ou levantando muito peso e isso pode causar problemas de ligamento, tendão ou dores musculares”, afirmou Rúbia, que também notou que o perfil dos alunos vem mudando com o passar dos anos. “A chamada ‘operação verão’ ainda existe, começa ali no finalzinho de outubro e vai até próximo do Natal, mas a conscientização em relação à saúde já mudou bastante”.

Clínicas apostam em tratamento

Com o foco no verão, as clínicas de estética também são alvo de grande procura, principalmente feminina. Cerca de 90% dos pacientes são mulheres de acordo com Aline Medici, biomédica esteta e proprietária da rede Ad Corpus. Ela conta que os procedimentos estéticos prometem um bom resultado a curto e longo prazo para quem procura estar com o corpo em dia. “O ano todo é movimentado, só que agora na época do verão a gente tem um foco principal que é o corpo. A maioria vem pra tratar aquela gordurinha, pneuzinho, flacidez, celulite”, explicou Aline.

Tecnologia que traz resultados à beleza

Dentre os tratamentos mais procurados e indicados para quem está com pressa de melhorar a aparência até as festas de fim de ano está o Shock Wave. “É uma revolução na estética, é um dos melhores tratamentos pra gordura localizada, onde reduz até 70%. Ele mistura a Criolipólise com ondas de choque”, explicou a biomédica. 

Boas práticas alimentares como reduzir a ingestão de frituras, doces, carboidratos, álcool e alimentos com muito sódio são estratégias que podem ser adotadas ou alinhadas a uma dieta personalizada, para conquistar um corpo bonito e saudável para o verão, segundo a nutróloga Tássia Uliana Almeida. “Uma dieta interessante é a dieta do HCG, que se caracteriza pela ingestão baixa de calorias, no máximo 500, unida com o hormônio da gravidez, que auxilia a diminuir a vontade de comer e reduz a circunferência abdominal. Mas essa dieta só pode ser prescrita com um acompanhamento de um médico nutrólogo e não é pra qualquer um”, contou.

Durante os preparativos para a estação também é importante saber o que comer para chegar à forma desejada. “O verão pede comidas geladas, então nada melhor que uma boa salada, com algum nutriente de fonte animal como frango, carne, peixe ou ovo e reduzir o excesso de carboidratos, mantendo assim, seu nível de insulina controlado e seu corpo utilizando os carboidratos apenas como energia, pois o excesso vira gordura. Uma dica é tomar limão espremido em jejum, que vai saciar a fome, alinhar a acidez do corpo, fortalecendo com vitamina C”, explicou a nutróloga. Os cuidados com a alimentação podem ser prolongados por todo o ano.

Saiba o que comer para ficar com a cor do verão

Segundo Tássia Uliana Almeida, os alimentos certos não ajudam apenas no emagrecimento. “As vitaminas são muito importantes para o bronzeado. Os alimentos que vão ajudar a pegar sol e manter a cor por mais tempo são a cenoura, a abóbora, mamão, caqui, manga e damasco seco. Estes são alguns alimentos que auxiliam na manutenção da pele, já que ela passa por certo estresse devido ao sol”. 

Betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante.  Ele está presente nos alimentos de cor alaranjada. Beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras e, principalmente, favorecer o bronzeado da pele.

É preciso cuidado com as dietas milagrosas e também com o uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer que prometem perda de peso rápida, por causa do efeito rebote. “Quando a pessoa vai a algum extremo, em algum momento o seu corpo vai querer equilibrar, assim esse equilíbro pode tirar a pessoa do foco e até leva-la a desistir de querer melhorar a forma física. Cada medicamento que pessoa pode estar usando pode dar uma reação ou um problema no coração. Pois medicamentos para emagrecer geralmente aceleram o seu metabolismo, consequentemente o coração, e se ele não está preparado pode ocorrer efeitos graves. Os medicamentos podem trazer mal para sua saúde, então lembre-se emagrece de dentro pra fora (cabeça) e não de fora pra dentro (medicamentos)”, alertou Tássia, que recomenda antes de qualquer coisa, sempre procurar um médico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE