PUBLICIDADE

Tocha Olímpica chega nesta semana em PG

Em Ponta Grossa, cada condutor levará a chama por cerca de 200 metros
Em Ponta Grossa, cada condutor levará a chama por cerca de 200 metros -

Dentro de cinco dias os holofotes mundiais estarão voltados para Ponta Grossa devido à passagem da Tocha Olímpica pelo município. Por aqui, pelo menos 60 pessoas terão a oportunidade de carregar o símbolo dos Jogos do Rio de Janeiro na próxima sexta-feira.

Cada condutor leva a chama por cerca de 200 metros. Entre os escolhidos estão pessoas que fazem a diferença no esporte ou em dentro das comunidades em que vivem. A seleção ocorreu a partir de quatro campanhas diferentes, promovidas pelo Comitê Rio 2016 e pela Coca-Cola, Nissan e Bradesco, patrocinadores oficiais do revezamento.

O trajeto vai começar com a passagem da Tocha pelo Parque Estadual de Vila Velha. De lá, ela vem de carro até a frente da Prefeitura. Nesse ponto, na Avenida Visconde de Taunay, começa para valer o revezamento em Ponta Grossa. A chama segue pela Nova Rússia, passando pela Avenida João Manoel dos Santos Ribas e Maurício de Nassau, retornando para o centro da cidade pela Avenida Ernesto Vilela. A rota tem continuidade pela Rua Balduíno Taques e Emílio de Menezes. Quando chegar ao Estádio Germano Krüger, o revezamento faz o retorno pela Avenida Visconde de Mauá.

A partir daí, a Tocha volta para o centro, passando pela Rua Jacob Holzmann. O roteiro inclui ainda a Rua Santos Dumont, Rua Marechal Deodoro (passando em frente à Catedral) e Rua Doutor Paula Xavier. A parte final do revezamento será pela Avenida Vicente Machado, passando pelo Parque Ambiental e terminando na Estação Saudade.

Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participarão do revezamento da Tocha Rio 2016. Na rota estão mais de 300 cidades e os 27 estados. Um total de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.

A parada final da chama é a cerimônia de abertura, no Maracanã, onde a pira Olímpica é acesa, dando início efetivamente aos Jogos.

Tradição surgiu na Grécia e tem quase três mil anos

Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia

Parque de Vila Velha terá evento no domingo

O espetáculo “Olimpo”, da Escola de Dança Teatro Guaíra, será apresentado amanhã no Parque Estadual de Vila Velha e marca as comemorações da Semana Olímpica local. No mesmo dia o Parque abrirá ao público gratuitamente com uma programação especial com lançamento do cicloturismo, food trucks, atividades de educação ambiental e esportivas e lançamento da coleção Campos Gerais de Artesanato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE