PUBLICIDADE

Clima impacta e produção de uva tem queda 15% em PG

Produtores já iniciaram a colheita na região em dezembro
Produtores já iniciaram a colheita na região em dezembro -

Seca durante o período da brotação e excesso de chuvas durante a floração fez com que a produtividade caísse nesta safra. Qualidade da fruta, porém, não foi afetada

Produtores de uva da região de Ponta Grossa iniciaram, na segunda quinzena de dezembro, a colheita da fruta. As condições climáticas não foram favoráveis e a produção teve uma retração na comparação com o ano passado, mas a qualidade das frutas foram mantidas. Quem quiser já comprar as uvas, as propriedades rurais já estão comercializando, assim como é possível encontrar produtos locais nos mercados e na feira do produtor. Porém, quem deseja esperar para escolher as variedades de cada propriedade, pode esperar pela 36ª Feira da Uva, a Fesuva, que será realizada dentro de duas semanas na região do Parque Ambiental, já marcada entre os dias 17 e 20 de janeiro.

Na Chácara Sozim, por exemplo, uma das principais propriedades produtoras de uva da região dos Campos Gerais, a colheita foi iniciada no dia 21 de dezembro. Conforme explica o sócio-proprietário, Marcelo Sozim, estima-se que entre 50 e 60 toneladas sejam retiradas dos parreirais nesta safra, valor 15% abaixo do estimado inicialmente. Redução a qual ocorreu porque os fatores climáticos não foram nada favoráveis. Entre julho e agosto, praticamente não choveu, afetando o plantio. “No período da brotação, a terra ficou muito seca. E em outubro, quando a uva estava florescendo, houve o excesso de chuva. Esses dois fatores causaram a perda da produção”, informou.

Contudo, mesmo com as condições adversas, que inclusive atrasaram um pouco a colheita, os cachos resultaram em uvas doces, em ótimas condições para o consumo. “Houve apenas a queda na produção. Essas condições não afetaram a qualidade, que está excelente”, acrescenta o produtor. São três as principais variedades produzidas pela Chácara Sozim: a niagara branca, a niagara rosada e a bordô, a mais escuta, também conhecida como ‘preta’. Essa última é mais utilizada para fazer vinho, sucos e para receitas, como de cucas. 

Somente na Fesuva, a propriedade estima vender entre 8 e 10 toneladas da fruta, então além do fornecimento para alguns estabelecimentos, boa parte da produção deve ser comercializada na própria chácara, que fica aberta para a população de segunda a segunda, das 9 às 19 horas; o restaurante no local abre de quarta a domingo. Localizada no bairro Colônia Dona Luiza, a propriedade comercializa não apenas o produto ‘in natura’, mas também processado aos visitantes, em produtos artesanais, como em vinhos, suco e cucas. 

36ª Festa da Uva ocorre entre os dias 17 e 20 de janeiro

A Festa da Uva de Ponta Grossa irá reunir, neste ano, cinco produtores da fruta. Realizada entre quinta (17 de janeiro) e domingo (20), são esperadas entre 20 e 30 mil pessoas, que deverão adquirir até 30 toneladas de uva, ao preço médio de R$ 8 o quilo. O local também terá a comercialização de diversos produtos feitos com uva, como cookies, geleias e doces, e uma praça de alimentação com a culinária italiana. A cerimônia de lançamento está agendada pra o dia 15 de janeiro, enquanto que a abertura oficial ocorrerá às 19 horas de quinta-feira, dia 17. O horário de funcionamento, nos quatro dias, será das 9h às 22 horas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE