PUBLICIDADE

Castrolanda investe em nova UPL na região

Projeto da Unidade de Produção de Leitões foi iniciado no município de Piraí do Sul em fevereiro

Imagem ilustrativa da imagem Castrolanda investe em nova UPL na região
-

A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, sediada em Castro, iniciou o ano com o avanço de um novo investimento na Região dos Campos Gerais. No mês de fevereiro foi iniciada a construção da segunda Unidade de Produção de Leitões (UPL). Instalada no município de Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, onde há forte atividade suína, o projeto contará com uma área construída de aproximadamente 40 mil m². Sua construção se faz necessária para atender as demandas da Unidade Industrial de Carnes da Alegra Foods, em Castro, que hoje abate mais de 3 mil suínos por dia, mas que pode abater ainda mais, para futuramente atingir a meta de faturamento de R$ 1 bilhão. 

O valor que será investido nessa nova unidade não foi divulgado. Apenas para ilustrar, o valor aplicado pela Cooperativa Frísia na UPL em Carambeí, inaugurada em 2015, foi de R$ 40 milhões, em uma estrutura de aproximadamente 30 mil metros quadrados. A nova unidade poderá abrigar 6,5 mil matrizes e produzir um volume de 200 mil leitões por ano (50 mil a mais que a unidade da Frísia, que também fornece leitões para a Unidade Industrial da Alegra). A previsão de conclusão é para 2019. A unidade, instalada nas proximidades da PR-151, contará com diversas estruturas, como ‘creche’, pré-gestação, gestação, maternidades, quarentena, barreira sanitária, terminação, entre outras edificações. 

Segundo o gerente de negócios Carne da Cooperativa, Mauro Cesar de Faria, os avanços tecnológicos são os grandes diferenciais em relação à primeira UPL instalada, há 13 anos. Essas novidades estão não só nos detalhes construtivos, mas também em equipamentos e conceitos de produção. “Todo conceito trabalhará para atender aos requisitos de bem-estar animal, respeitando os dimensionamentos preconizados na legislação, principalmente quanto às baias de gestão coletiva e o desmame dos leitões aos 28 dias”, revelou em entrevista publicada na Revista Castrolanda. 

A estrutura física será executada com estruturas pré-fabricadas, em concreto armado, modelo simples mas eficiente. O piso será de concreto, e muretas em placas de concreto e alvenaria, conforme a necessidade de cada edificação, explica o engenheiro civil Gustavo Viganó, à revista. Embora a entrega do projeto concluído, funcionando em 100%, já com a possibilidade de venda de leitões, esteja prevista para agosto de 2019 (um ano e meio de obras), a primeira fase, que irá atender ao povoamento de animais, está prevista para novembro de 2018. 

Projeto busca a ecoeficiência

A segunda UPL da Castrolanda será construída com foco na sustentabilidade e na ecoeficiência. A começar pelo teto, onde serão aplicados dois tipos distintos de telhas, para o controle da temperatura ambiente. Quanto ao consumo de água, há o projeto da construção de uma lagoa de captação de água de chuva, para reutilizar o líquido, contribuindo para o consumo diário. Além do mais, está sendo desenvolvido o projeto para o tratamento de efluentes com a utilização de biodigestores, para a geração de energia elétrica e térmica, para serem utilizados nas granjas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE