PUBLICIDADE

Tecnologias novas são apresentadas aos produtores em Semana de Campo

Visitantes podem conhecer 29 diferentes cultivares de feijão no evento, em Ponta Grossa, até sexta-feira

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologias novas são apresentadas aos produtores em Semana de Campo
-

A  XIX Semana de Campo do Projeto Grãos Centro-sul de Feijão e Milho está superando as expectativas quanto ao público. Iniciada na terça-feira, dia 6, na Estação Experimental da Fundação ABC, em Ponta Grossa, mais de 950 já passaram pelo local. Com isso, a perspectiva de público, de 1,6 mil pessoas, passa para 1,8 mil. Promovido pelo Instituto Emater e empresa Syngenta, com parceria da Embrapa, Iapar e Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o evento exibe novas cultivares de feijão e milho, tecnologias, orientações para a eficiência de tratamentos químicos e soluções para melhorar a conservação do solo. A Semana de campo segue até sexta, dia 9.

No local, os participantes podem conferir sete estações tecnológicas rotativas. Como explica o engenheiro agrônomo coordenador do projeto, Germano Kusdra, são 29 cultivares de feijão apresentados no evento. “Há cultivares com ciclo de 60 a 100 dias, alguns com potencial de 6 mil quilos por hectare. Se os produtores utilizarem semente boa e bom manejo e pulverização adequada, e com ajuda do tempo, têm potencial para colher entre 4 e 5 mil quilos. A média nacional é mil quilos, do Paraná 1,6 mil e das propriedades assistidas pelo projeto 2,6 mil quilos por hectare”. 

Uma das estações está focando na aplicação de agrotóxico, com demonstrações práticas, para a otimização “De forma simples, são passados os cuidados para fazer boa pulverização, evitar produtos que possam ir a outras lavouras e fazer controle de pragas e doenças. Há orientação para acertar o alvo certo, a pressão na bomba, tipo de bico, coisas simples. As vezes o produtor tem equipamento de última geração e não o utiliza de forma correta”, lembra. O plantio direto, para melhoria da fertilidade do solo e controle de erosão, também são abordados. Mais informações pelo telefone (42) 3228-3700. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE