PUBLICIDADE

Região recebe encontro do Giro Técnico da Soja

Os municípios de Palmeira e Reserva receberão, na próxima semana, os encontros regionais do evento ‘Giro Técnico da Soja’, promovido pela Emater e pela Embrapa

Imagem ilustrativa da imagem Região recebe encontro do Giro Técnico da Soja
-

Municípios da região dos Campos Gerais irão receber, na próxima semana, entre os dias 11 e 12 de dezembro, o evento Giro Técnico da Soja. Promovido pela Emater e pela Embrapa, os encontros na região serão sediados nos municípios de Reserva e Palmeira. Eles integram a lista das 23 cidades paranaenses que irão receber os pesquisadores da Embrapa e os extensionistas da Emater do Paraná para demonstrar resultados a campo e debater a adoção de boas práticas agrícolas no Estado.

A programação do Giro Técnico para a Safra 2017/2018 prevê o debate sobre diferentes aspectos do manejo integrado de pragas e doenças, práticas de inoculação e coinoculação e tecnologia de aplicação de agroquímicos. Enquanto em Reserva esse encontro será realizado a partir das 14 horas do dia 11 (segunda-feira), o município de Palmeira recebe os pesquisadores no dia seguinte, terça-feira, às 9 horas. Segundo o coordenador do projeto grãos da Emater, Nelson Harger, o Giro Técnico possibilita a troca de informações e também oferece a oportunidade para apresentação dos resultados obtidos.

O evento vem sendo realizado há vários anos. Na safra 2016/2017, foram instaladas 163 URs, em propriedades rurais de 75 municípios assistidos pela Emater, no Paraná. Os resultados obtidos nessas URs foram consolidados em duas publicações: Resultados do Manejo Integrado de Pragas da soja na safra 2016/17 no Paraná e também Monitoramento de Phakopsora pachyrhizi para tomada de decisão do controle da ferrugem-asiática da soja: relato da experiência da Emater-PR na safra 2016-2017.

Encontros reunirão mais de mil produtores

O Giro Técnico irá reunir aproximadamente 1 mil produtores nos eventos que serão realizados em Unidades de Referência (URs), instaladas em lavouras de produtores de soja, assistidos pela Emater. Essas URs são conduzidas pelos produtores, a partir de protocolos de boas práticas agrícolas, definidos pela Emater e pela Embrapa. “Pretendemos reunir técnicos, lideranças locais e produtores de cada região e debater os desafios na condução das lavouras, assim como incentivar a adoção de práticas sustentáveis que trazem benefícios econômicos e ambientais”, diz o pesquisador da Embrapa André Prando. 

O evento começou dia 27 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE