PUBLICIDADE

Iapar lança nova cultivar de feijão mais resistente

Variedade tem alta tolerância ao mosaico dourado uma das principais doenças do feijão em todo o país

Imagem ilustrativa da imagem Iapar lança nova cultivar de feijão mais resistente

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) – lançou a cultivar IPR Celeiro, de feijão carioca. Resultado de mais de 40 anos de pesquisas, a nova variedade pode ser considerada um marco na história de conquistas do Instituto por sua tolerância ao mosaico dourado - uma das principais doenças do feijão, responsável por inviabilizar lavouras Brasil afora. A resistência da cultivar de feijão carioca IPR Celeiro ao mosaico dourado é do tipo horizontal ou parcial, ou seja, as plantas podem ser infectadas pelo vírus, porém, reagem com sintomas fracos da doença, com danos reduzidos.

Desenvolvida pelos métodos tradicionais de melhoramento genético (sem transgenia), seu lançamento promete inaugurar um novo panorama no cultivo nacional de feijão, já que é indicada para plantio na safra de outono/inverno (3ª safra) para as regiões de ocorrência do mosaico dourado, de acordo com o zoneamento agrícola estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o pesquisador Anésio Bianchini, responsável pelo desenvolvimento da IPR Celeiro é um componente essencial ao sistema de cultivo para propiciar o plantio do feijão nas áreas afetadas pelo mosaico dourado. Isso significa a possibilidade de retorno de uma excelente alternativa de cultivo, altamente lucrativa em curto espaço de tempo, pós-culturas de verão (plantios de fevereiro - abril).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE